Sacolão Popular
MST e Pastoral Povo da Rua realizam ato de início das atividades do Sacolão Popular em SP
Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST
Neste sábado, dia 24, a partir das 10h, acontecerá o Ato político e cultural que marca o início das atividades do Sacolão Popular Irmão Pedro Betancur. O projeto do Sacolão Popular nasceu da parceria entre o MST de São Paulo e a Pastoral Povo da Rua, tendo o Padre Júlio Lancellotti como apoiador da iniciativa.
O objetivo do Sacolão Popular é criar um espaço onde os alimentos saudáveis produzidos nos assentamentos da Reforma Agrária da grande São Paulo possam ser ofertados para as comunidades dos bairros Mooca e Belenzinho com preços justos.
Ao longo da manhã, haverá a recepção a apresentação cultural “Virada Paulista”, com Jade Percassi, Kaleb Fernandes e Paula Sassaki.
Além do lançamento do “Atlas de sistemas alimentares do Cone Sul”, publicação coordenada pela Fundação Rosa Luxemburgo e co-editada com a editora Expressão Popular, em obra construída em parceria com movimentos populares, ONGs e especialistas. Durante a atividade, os exemplares serão distribuídos gratuitamente.
A partir das 12h haverá a abertura oficial do Sacolão Popular junto ao banquetaço. Ainda no período da tarde haverá saudação e bênção com o Padre Júlio Lancellotti, seguido de apresentações musicais “Encontros e Cantorias”, com Cícero do Crato e Tito.
As atividades vão até às 16h, o ato contará com programação que mescla intervenções políticas e apresentações culturais, além de contar com diversos produtos da Reforma Agrária Popular já disponíveis na loja.
Acontecerá, simultaneamente, uma feira com produtos agroecológicos da Cooperativa Terra e Liberdade, que reúne produtores e produtoras de assentamentos rurais da Grande São Paulo. Na feira estarão disponíveis produtos hortifruti, geleias, mel, pimenta, licores e fitoterápicos.
O evento reunirá diversos parceiros que já atuam em projetos de combate à fome e contará com uma feira da Reforma Agrária ao longo do dia. Para celebrar a conquista, haverá animação com artistas da cultura popular.
E contará com a participação de parlamentares que estão apoiando a iniciativa, como o deputado federal Nilto Tatto (PT) e os deputados estaduais Simão Pedro (PT) e Marcia Lia (PT) e o vereador Eduardo Suplicy (PT).
Soberania Alimentar e Cultura Popular
Inserindo-se na esfera do combate à fome e do acesso à alimentação saudável, a parceria entre o MST e a Paróquia deverá envolver atividades para além da oferta dos produtos dentro do Sacolão.
Com a inauguração do espaço, pretende-se impulsionar outras formas de oferecer alimentos para a população em situação de rua, como as marmitas solidárias e banquetaços – além de promover feiras livres periódicas.
O Sacolão também se integra à Rede Armazém do Campo, uma rede de lojas de produtos da Reforma Agrária que já está presente em 34 cidades.
Confira a Programação:
10h – Recepção
10h30 – Apresentação cultural “Virada Paulista”, com Jade Percassi, Kaleb Fernandes e Paula Sassaki
11h30 – Lançamento do livro “Atlas dos Sistemas Alimentares do Cone Sul”
12h – Abertura oficial e banquetaço
13h – Benção e saudação com o Padre Júlio Lancellotti
14h – Apresentação cultural “Encontros e Cantorias”, com Cícero do Crato
15h – Apresentação musical com Tito
16h – Encerramento
Serviço:
Início das atividades do Sacolão Popular Irmão Pedro Betancur
Sábado, 24 de fevereiro, das 10h às 16h
Rua Siqueira Cardoso, 197, Belenzinho, São Paulo/SP
*Editado por João Carlos