Luta pela Terra
Organizações lançam carta pública em apoio e solidariedade a funcionário do INCRA, em AL
Da Página do MST
Organizada pelas instituições de ensino envolvidas com a Educação do Campo em Alagoas, além dos movimentos de luta pela terra do estado, o apoio ao funcionário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), José Ubiratan, conhecido como Bira, tem recebido novas manifestações e adesão da sociedade civil através de carta que reafirma o histórico de atuação do servidor no órgão, além da defesa de sua condução na superintendência da instituição em Alagoas.
A carta disponibilizada para assinatura da população é idealizada por representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), do Fórum Permanente de Educação do Campo de Alagoas, e recebe o apoio dos movimentos camponeses do estado.
“Temos acompanhado de perto o excepcional trabalho desenvolvido por José Ubiratan à frente do INCRA-AL, onde sua dedicação, competência e comprometimento têm sido fundamentais para promover o desenvolvimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), entre outras iniciativas e políticas públicas comprometidas com a promoção da justiça social e a sustentabilidade ambiental em Alagoas”, destaca trecho do documento que já conta com 200 assinaturas, entre organizações e manifestações individuais.
O documento aponta ainda a preocupação da sociedade civil com a descontinuidade dos trabalhos desenvolvidos no último período, em especial na condução das iniciativas e projetos para o desenvolvimento rural e social em Alagoas.
“Reconhecemos a importância de manter a continuidade das ações e projetos liderados por José Ubiratan, que têm impacto direto na vida de milhares de famílias rurais e na construção de um futuro mais justo e igualitário em Alagoas”, sinaliza outro trecho da carta.
A manifestação pública ocorre a partir da sinalização da nomeação de um novo superintendente do INCRA em Alagoas, substituindo o antigo responsável pelo órgão, César Lira, que foi exonerado na última semana após uma intensa agenda de denúncia da sua atuação na frente do Instituto.
José Ubiratan estava como superintendente substituto e, pela defesa das instituições, seria o nome mais indicado para assumir a condução do órgão.
Confira a carta na íntegra:
Carta de Apoio ao servidor e superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Alagoas (INCRA-AL), José Ubiratan Rezende Santana (Bira)
Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Excelentíssimo Senhor Presidente Nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), César Fernando Schiavon Aldrighi
Assunto: Carta de Apoio ao servidor e superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Alagoas (INCRA-AL), José Ubiratan Rezende Santana.
Excelentíssimos Senhores,
Nós, integrantes de instituições de ensino superior envolvidas com a Educação do Campo no estado de Alagoas (UFAL, UNEAL e IFAL), Fórum Permanente de Educação do Campo de Alagoas, juntamente aos movimentos sociais do campo (MST, CPT, MTL, MPL, FNL, MSL e TL) e diversas representações sociais, cidadãos e cidadãs de Alagoas envolvidos com as questões do campo, vimos por meio desta carta expressar nosso total apoio e reconhecimento ao servidor e superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Alagoas (INCRA-AL), José Ubiratan Rezende Santana.
Temos acompanhado de perto o excepcional trabalho desenvolvido por José Ubiratan à frente do INCRA-AL, onde sua dedicação, competência e comprometimento têm sido fundamentais para promover o desenvolvimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), entre outras iniciativas e políticas públicas comprometidas com a promoção da justiça social e a sustentabilidade ambiental em Alagoas. Seu trabalho incansável tem gerado resultados concretos e transformadores para as comunidades rurais, quilombolas e extrativistas do estado, contribuindo para a promoção da agricultura familiar, da Agroecologia e da Reforma Agrária, como vetores para redução das desigualdades sociais no campo.
No entanto, estamos profundamente preocupados com a possibilidade de descontinuidade desses importantes trabalhos, que representam um notável avanço para a população alagoana. Reconhecemos a importância de manter a continuidade das ações e projetos liderados por José Ubiratan, que têm impacto direto na vida de milhares de famílias rurais e na construção de um futuro mais justo e igualitário em Alagoas.
Portanto, apelamos aos excelentíssimos senhores, presidente nacional do INCRA e Presidente da República, para que garantam o apoio e o reconhecimento necessários ao trabalho de José Ubiratan, assegurando a continuidade de suas iniciativas e projetos em prol do desenvolvimento rural e social em Alagoas.
Certos da valiosa colaboração e apoio de Vossas Excelências, expressamos nossos sinceros agradecimentos e renovamos nossos votos de estima e gratidão.
*Editado por Solange Engelmann