Formação

4° Encontro das Mulheres Camponesas da Regional Galiléia MST Pernambuco

Março está em Nós! 8 de Junho: 4° Encontro das Mulheres Camponesas da Regional Galiléia
Foto: Comunicação Regional Galiléia MST-PE

Por Hanyelle Ohane
De Página do MST

Dessa vez, o Encontro das Mulheres Camponesas da Regional Galiléia aconteceu nos acampamentos Luiz Lourenzon, em Glória/Pássira-PE, com participação do coletivo de mulheres do Acampamento Francisco de Assis, em Vitória de Santo Antão; Luiz Gonzaga e General Abreu e Lima, em Cabo de Santo Agostinho. 

Com muita mística e conspiração, o 4° encontro das mulheres trouxe em roda de conversa o debate sobre o enfrentamento à violência de gênero, A importância da participação das mulheres no VII congresso do MST e sobre o planejamento dos Roçados das Marias. Ainda tivemos um delicioso almoço e lanches coletivos, organizado pelas mulheres, jogos e sorteios, e uma visita ao Roçado das Marias, no acampamento Luiz Lourenzon. 

Foto: Comunicação Regional Galiléia MST-PE

Finalizando, com um plantio feito pelas mulheres no Acampamento Luiz Lourenzon, com a colaboração da Companheirada do acampamento, mais de 40 mudas no Bosque da Reforma Agrária, em referência à Jornada Nacional em Defesa da Natureza e de seus Povos. 

Com os Aromas de Março presentes todos os dias 8, o setor de gênero da Regional Galiléia realiza atividades auto-organizadas pelas mulheres em todos os territórios da regional. Durante nossos encontros, as mulheres conspiram para o enfrentamento às violências contra o gênero, planejamento de ações do setor e dos roçados das Marias.

Essas ações além de ser uma homenagem ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, reforçando o compromisso do MST em avançar com o feminismo camponês nos nossos territórios e na defesa da Reforma Agrária Popular, como condição para o enfrentamento à fome, à crise climática, ambiental e às violências no campo e contra as mulheres.

LUTAREMOS! 

Por nossos Corpos e Territórios,

Nenhuma a menos!

Foto: Comunicação Regional Galiléia MST-PE

*Editado por João Carlos