Queimadas

Incêndio criminoso atinge assentamento no Vale do Paraíba, São Paulo

Confira nota da direção regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Vale do Paraíba sobre incêndio no assentamento Agroecologia Egídio Brunetto I, em Lagoinha

Por Coletivo de Comunicação do MST em São Paulo
Da Página do MST

A coordenação do assentamento agroecológico Egídio Brunetto I, vem, por meio desta nota, esclarecer os ocorridos na tarde e noite de ontem, 02 de outubro de 2024.

Por volta das 11h da manhã, os companheiros foram surpreendidos por um foco de incêndio criminoso, na beirada da estrada. O fogo rapidamente se propagou, devido à seca e ao vento, chegando a chamas de mais de 3 metros de altura. 

Essas condições dificultaram a ação da brigada de incêndio do assentamento, e até mesmo da Defesa Civil. O fogo continuou noite adentro, atingindo oito lotes, que representam uma média de 128 hectares. Destacamos que os prejuízos só não foram maiores devido a rápida ação dos companheiros do território que, em solidariedade, se puseram em risco. Também ressaltamos que houve imediata resposta da Defesa Civil da cidade de Lagoinha, com bombas d’água. Aos profissionais, nosso agradecimento. 

Os destacamentos mais próximos do Corpo de Bombeiros estão há mais de 60 km de distância, nas cidades de Guaratinguetá e Taubaté. Eles foram acionados por telefone imediatamente e constantemente, porém não houve nenhuma assistência. 

Os danos causados pelo fogo são incalculáveis. Até o momento, tivemos a perda material de duas moradias com objetos pessoais, plantações, mangueiras, caixas de abelha, caixa d’ água e placa solar, mas outros prejuízos ainda estão sendo avaliados. 

Além do prejuízo material, fica o enorme prejuízo ambiental, com a destruição da biodiversidade, tendo o fogo atingido áreas de APP (área de proteção ambiental) e de reflorestamento. O prejuízo ambiental é imenso, com a fauna e a flora fortemente danificadas, especialmente em tempos de crise climática, comprometendo um trabalho desenvolvido pelas famílias há anos.

Como forma de minimizar os prejuízos, estamos articulando uma rede de solidariedade.  As doações financeiras podem ser encaminhadas para as formas a seguir:

*Editado por Fernanda Alcântara