Mecanização no Campo

Famílias do MST conquistam trator para impulsionar a produção de alimentos em Santa Cruz de Cabrália/BA

A conquista das famílias Sem Terra irá contribuir na produção de alimentos e na agricultura familiar da região do extremo sul da Bahia
Deputado Valmir Assunção durante o ato de entrega no assentamento. Foto: Comunicação MST-BA

Por Greiciane Souza/Coletivo de Comunicação do MST-BA
Da Página do MST

Em mais uma demonstração de apoio e compromisso com as famílias agricultoras e a produção de alimentos saudáveis, o deputado federal Valmir Assunção (PT/BA) realizou, no último sábado (26), a entrega de um trator para o assentamento Ojeferson Santos, localizado em Santa Cruz de Cabrália/BA. Com a conquista, que faz parte de uma emenda parlamentar do deputado, as famílias terão mais autonomia para o plantio, o preparo do solo e outras atividades essenciais, contribuindo para a produção de alimentos e para a geração de renda.

Durante a entrega do trator, Valmir Assunção reforçou o compromisso de seguir apoiando as necessidades de infraestrutura nas áreas de Reforma Agrária. Entre as promessas firmadas, destaca-se a construção de uma ponte de concreto que irá conectar o assentamento Luiz Inácio Lula da Silva (Lulão) ao assentamento Ojeferson Santos, facilitando o transporte dos produtos para a mesa das famílias na região. A ponte será um passo significativo para garantir a segurança e a mobilidade dos moradores, especialmente durante o período de chuvas.

“Esse trator é um símbolo de nossa luta para fortalecer a agricultura familiar e dar autonomia a cada comunidade. Mas nosso trabalho vai além disso: estamos comprometidos com obras essenciais, como a construção da ponte de concreto entre os assentamentos Lulão e Ojeferson e o calçamento do Lulão. Essas ações vão garantir que os moradores tenham condições dignas de locomoção e infraestrutura para viver e produzir. Meu compromisso é com vocês, e juntos vamos transformar essa realidade,” afirmou o deputado Valmir Assunção.

Foto: Comunicação MST-BA

A entrega do trator e os compromissos firmados representam, para a comunidade, o resultado de uma luta constante por melhores condições de vida. A coordenadora do assentamento Ojeferson Santos, Carmirian Cerqueira destacou a importância dessa infraestrutura para o desenvolvimento local.

“A entrega desse trator é um marco para a nossa produção, trazendo mais condições de trabalho e desenvolvimento para as famílias. A construção da ponte de concreto será essencial para integrar os assentamentos, garantindo acesso seguro e facilitando o escoamento da nossa produção. Esse compromisso reforça a importância da união entre a comunidade e o poder público para alcançarmos melhorias que realmente transformam a vida no campo”, afirmou Cerqueira.

Trator e carreta entregue às famílias do assentamento. Foto: Comunicação MST-BA

O dirigente da Brigada Elias do Paraná, Jobson Passos também enfatizou o impacto positivo dessas conquistas para o assentamento. “A chegada desse trator representa um avanço enorme para nossa comunidade, fortalecendo a produção e garantindo mais autonomia para as famílias do assentamento. Além disso, o compromisso com a construção da ponte e o calçamento do Lulão são fundamentais para nossa mobilidade e segurança, especialmente em períodos de chuva. Esses benefícios são frutos de uma luta coletiva e mostram que, com apoio e organização, podemos transformar a realidade do campo”, finaliza.

Durante o evento, estiveram presentes as famílias que vivem no assentamento e diversas lideranças que apoiam a luta pela Reforma Agrária, reforçando a importância dessa conquista. Além do deputado federal Valmir Assunção, participaram Antônio Paraguai, articulador político do MST na região, Evanildo Costa, da Direção Nacional do MST; e Everaldo Araújo, secretário de Agricultura de Porto Seguro. A presença de Ernandes Pataxó, vereador e representante indígena, e de Isac da Katharina, amigo do MST, trouxe ainda mais força para o compromisso com as causas dos trabalhadores/as camponeses.

*Editado por Solange Engelmann