Documentário Vencedor

Curta sobre a luta do MST vence prêmio e será exibido nesta quarta (11) na TV Cultura

"Se o campo não planta, a cidade não janta", de Gabriel Valle e Fernanda Soares, foi premiado como Melhor Curta Documentário no MegaCities ShortDocs
Foto: Divulgação

Da Página do MST

Nesta quarta-feira (11), a TV Cultura levará ao ar os documentários vencedores da edição brasileira do MegaCities ShortDocs, festival global de curtas-metragens de até quatro minutos voltado para causas sustentáveis e de impacto social nas grandes cidades.

No especial São Conexões Cultura, serão exibidos os melhores curtas da edição brasileira 2023/2024, revelados em evento no Cine Reserva Cultural, em maio. O evento recebeu mais de 80 inscrições de todo o país, das 350 no mundo.

Foram revelados os vencedores nas seguintes categorias: Lavando Almas, de Rafael Machado dos Santos e Luis Guilherme Chagas, como Melhor Curta Documentário; Se o campo não planta, a cidade não janta, de Gabriel Valle e Fernanda Soares, na categoria Crise Climática Urbana, retratando a luta do MST em São Paulo; O Morro do Fubá, de Dandara Pires e Jonathan Roditi, representando A Cidade em 15 Minutos; e Lixo no Lixo, de Haroldo Cesar de Castro Silva e Yara Leitão, como Melhor Iniciativa Urbana, além de Manifesto do Circuito Rios e Ruas, de Charles Groisman, que recebeu a Menção Honrosa do festival.

Criado há 10 anos em Paris, na França, o festival é fruto da parceria entre a marca São Paulo São e a ONG Métropole du Grand Paris. O MegaCities ShortDocs, em sua segunda edição no Brasil, aponta caminhos interessantes, criativos e viáveis com seus documentários para melhorar a vida das pessoas nas grandes metrópoles. O evento de premiação contou com o apoio da APEX BRASIL, do Conselho Nacional do SESI e do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima.