Acesso à Educação

Organizado pelo MST em Maceió (AL), Cursinho Pré-Enem abre seleção para voluntários

Com o objetivo de realizar aulões preparatórios para o Enem, Cursinho Mundaú retoma as atividades e busca voluntários na capital
Foto: MST AL

Da Página do MST

Iniciativa do MST em Alagoas, o Cursinho Popular Mundaú retoma as atividades dos aulões gratuitos para jovens e adultos oriundos da rede pública de ensino que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em Maceió, no ano de 2025. A atividade que pretende expandir os aulões pelas periferias da capital alagoana busca voluntários e voluntárias para ampliar sua atuação.

Coordenado pela Brigada Urbana do MST, o Cursinho Mundaú busca além de educadores e educadoras para as aulas preparatórias ao Enem, voluntários para um conjunto de ações que o Pré-Enem quer ampliar em 2025: mobilizadores/as nos bairros, comunicadores populares, além de equipe para as demandas administrativas do Cursinho.

“Nós queremos ampliar nossa experiência e, com isso, poder envolver mais e mais pessoas na missão de contribuir com a entrada de jovens da periferia na Universidade Pública, ocupando o que é nosso por direito, a partir de aulões gratuitos para aqueles e aquelas que tenham interesse em ingressar na Universidade”, explicou Jislaine Maciel, da coordenação do Cursinho Mundaú.

Jislaine Maciel coordenado do cursinho (ao centro). Foto: MST AL
Foto: MST AL

De acordo com Jislaine, o chamado do MST para voluntários no Cursinho é também um chamado para que a sociedade retome o debate e a luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. “Entendemos que esse espaço não se trata apenas de uma aula pré-vestibular, mas queremos posicionar essa iniciativa como uma possibilidade de construir um movimento capaz de defender a universidade pública e a educação desde as periferias, envolvendo uma diversidade de sujeitos e ações concretas que ampliem o debate público com a sociedade”, comentou.

A iniciativa soma-se ainda a um conjunto de ações que o MST pretende desenvolver em Alagoas no debate da educação, em especial na luta contra o analfabetismo. Essa agenda deve mobilizar não só Maceió, mas diversos municípios no próximo período a partir de jornadas de alfabetização de jovens e adultos, campanhas de literatura e mutirões de ensino.

Logo Cursinho

Inscrições para voluntários: acessar o link: https://bit.ly/VoluntarioMundau

Mais informações: Acompanhe pelo instagram: hhtt://www.instagram.com/cursinhomundau

*Editado por Solange Engelmann