Cinema

MST inaugura Cine Elza, em SP, com exibição de ‘Cabra Marcado Para Morrer’ na próxima quinta (3)

Estreia do cineclube terá debate com João Pedro Stedile, da coordenação nacional do Movimento

Espaço Cultural Elza Soares é palco de diversas atividades culturais e artísticas promovidas pelo MST. Foto: Jéssica Antunes/Brasil de Fato

Do Brasil de Fato

Na próxima quinta-feira, 3 de abril, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) irá inaugurar o Cineclube Elza, no Espaço Cultural Elza Soares, no centro de São Paulo, com a exibição do documentário Cabra Marcado Para Morrer, a partir das 18h30. Segundo o movimento, o espaço terá sessões mensais.

Dirigido por Eduardo Coutinho, a produção filmográfica retrata a trajetória de João Pedro Teixeira, liderança camponesa assassinada a mando dos grandes latifundiários, no dia 02 de abril de 1962.

Homem negro, camponês, pai de 11 filhos e marido de Elizabeth Teixeira, ele esteve à frente, ao lado de outros companheiros, da Liga Camponesa de Sapé, na Paraíba, que chegou a ter sete mil afiliados.

Após perseguições políticas, o longa iniciado na época da morte da liderança foi retomado quase 20 anos depois, quando Coutinho se reencontra com a viúva de Teixeira, Elizabeth, que vivia sob um nome falso no interior do Rio Grande do Norte.

Na continuação das gravações, Coutinho entrevistou Elizabeth Teixeira e correu o Brasil em busca dos filhos do casal. Além da família, vários personagens relacionados às lutas da Liga Camponesa de Sapé também compõem o documentário.

Após a exibição do longa, haverá um debate sobre o filme e a luta pela reforma agrária com João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST.

Serviço

Onde: Espaço Cultural Elza Soares – Alameda Eduardo Prado, 460 – Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Quando: 03 de abril, quinta-feira, 18h30
Edição: Nathallia Fonseca