Memória e Justiça

6 anos: Seu Luís, Presente!

Luís Ferreira da Costa, presente! Seu Luís foi vítima de um atropelamento criminoso quando participava de uma manifestação pacífica.

Aos 72 anos, Seu Luís Ferreira da Costa realizava o sonho de retornar à roça. Homem simples, tímido, trabalhador. Companheiro, pai de oito filhos, Seu Luís era reconhecido por sua generosidade e dedicação à luta por um pedaço de terra para viver com dignidade.

Morador do Acampamento Marielle Vive, em Valinhos (SP), trabalhava como pedreiro, morava no acampamento desde a fundação da comunidade e era aluno, prestes a se formar, da escola de alfabetização de jovens e adultos do Acampamento – escola que hoje leva seu nome, em sua homenagem.

Foi covardemente assassinado durante uma manifestação pacífica por Reforma Agrária, em 18 de julho de 2019, há exatos 6 anos. Vítima de um atropelamento criminoso, na Estrada dos Jequitibás, sua memória se transforma em força para seguir lutando.

O carinho e os elogios dos companheiros e companheiras do acampamento mostram quem ele era: um semeador de esperança.

Diploma de alfabetização de Seu Luís foi exibido durante a inauguração da escola, junto a seus instrumentos de trabalho. Foto: Marina Rara

*Editado por Pamela Oliveira.