Vídeos

Por que ocupamos a Aprosoja?

A ação, que contou com a participação de 200 camponeses, fez parte da Jornada Nacional “Soberania Alimentar: Contra o Agronegócio para o Brasil não passar fome”. Confira!

Programa Análise de Conjuntura com Joelson Santos | #023

No programa desta semana, Joelson Santos, do setor de saúde do MST e médico de família e comunidade, traz uma análise sobre a situação da variante Delta no Brasil e a importância de mantermos os cuidados mesmo após a vacinação; comenta sobre a Caravana do ex-presidente Lula pelo Nordeste e chama atenção para o acampamento dos indígenas em Brasília contra o Marco Temporal

Primeiras Bicicletas chegam na Zâmbia

A Campanha Bicicletas para Zâmbia já distribuiu bicicletas para todos os professores e professoras voluntários da primeira etapa da Campanha de Alfabetização e Agroecologia. Confira os depoimentos!

Análise de conjuntura com Miguel Nicolelis

Ouça a fala do médico e cientista Miguel Nicolelis, trazendo uma análise da pandemia e a situação do Brasil frente a aos números crescentes de infectados e mortos pelo Coronavírus. Ele ainda reforça as medidas de prevenção e cuidados coletivos para barrar o vírus e evitar assim mais contaminações no campo e nas cidades.

Com Lula pelo Nordeste | Assentamento Che Guevara

Em sua passagem por Pernambuco, o presidente Lula conheceu o assentamento Che Guevara e a experiência da Campanha Mãos Solidárias. Em contrapartida, ele nos deixou a esperança de que teremos um Brasil feliz de novo, sendo governado por quem entende do povo e também luta contra a fome.

Programa Análise de Conjuntura com Ceres Hadich | #022

No programa desta semana, Ceres Hadich, da Direção Nacional do MST/PR, faz uma análise sobre as ações de solidariedade desenvolvidas pelo MST durante a pandemia, diante dos ataques e desmontes de políticas assistenciais, promovidos pelo governo contra a classe trabalhadora

Programa Análise de Conjuntura com Renata Menezes | #021

No programa da semana, Renata Menezes, do Coletivo de Juventude do MST, faz uma análise sobre as questões que envolvem a prisão de Paulo Galo e a concepção de memória construída em torno do escravagista Borba Gato e da perda do acervo da Cinemateca Brasileira. Além disso, traz informações sobre a 12° Jornada da Juventude Sem Terra

Lisete Arelaro fala sobre o legado de Paulo Freire

A professora Lisete Arelaro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre o método de ensino de Paulo Freire no seu período como Secretário de Educação em São Paulo, durante o governo Erundina, e a atualidade do seu pensamento.

Programa Análise de Conjuntura com Neném | #020

No programa desta semana, Antônia Ivoneide, a Neném, do Setor de Produção do MST, analisa a atual situação da Agricultura Familiar no Brasil, a crescente violência no campo, as dificuldades no acesso à terra e a paralisação da Reforma Agrária, que tem gerado ainda mais pobreza para os povos do campo e da cidade, enquanto o agronegócio expande seus lucros.

Programa Análise de Conjuntura com Ana Chã | #019

No programa desta semana, Ana Chã, do Coletivo Nacional de Cultura do MST, analisa o impacto sofrido pela Cultura Brasileira, atualmente, com diversos ataques, que tentam deslegitima-la, além do agravamento na renda dos/as trabalhadores/as da área na pandemia

Randolfe Rodrigues analisa CPI da Covid

Em atividade interna do MST, o senador Randolfe Rodrigues faz um balanço da CPI da Covid, desde sua criação, as denúncias que receberam e quais serão seus possíveis desfechos

Homenagem ao Poeta Cubano

Hoje celebramos Nicolás Guillén, que dedicou sua vida e obra à construção de uma poética sobre as questões sociais e a vida do povo negro. O poeta cubano foi defensor e militante da Revolução Cubana e cantou isso em seus poemas, que são profundamente influenciados pelo ritmo das músicas populares de Cuba, de matriz africana e espanhola. ❤️✊🏾 Apresentamos uma homenagem a esse poeta que influenciou e influencia tantos artistas e escritores da Ilha Rebelde e do mundo!

Solidariedade Sem Terra

Desde 2020, o MST já doou mais de 1 milhão de marmitas e 5 mil toneladas de alimentos durante a pandemia. Confira!

Clipe Oração

A canção é da cantora, compositora e atriz Linn da Quebrada e denuncia a violência, celebrando a vida e o amor

Programa Análise de Conjuntura com Elida Elena | #015

Elida Elena faz uma análise sobre as mobilizações do último 19 de junho, que pediram Fora Bolsonaro, responsável direto na morte de mais de 500 mil brasileiros, e fala também do atraso na vacinação e os ataques às populações indígenas, além do duro golpe sofrido pelo povo, com a privatização da Eletrobrás.

João Pedro Stédile | Não ao Bloqueio!!

João Pedro Stedile, da Coordenação Nacional do MST, explica a resolução 74/7 intitulada “Necessidade de por fim ao bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos contra Cuba"

Programa Análise de Conjuntura com Divina Lopes | #013

No programa desta semana, Divina Lopes, da Coordenação Nacional do MST/MA, faz uma análise das manifestações do 29M em todo Brasil, que ecoou o grito de Fora Bolsonaro, resultado da insatisfação com o governo genocida. Ela nos convoca também para a Jornada Anti-imperialista, dia 05 de junho, que finaliza a Semana do Meio Ambiente, com ações de plantio de árvores e manifestações nos nossos territórios.

Programa Análise de Conjuntura com Débora Nunes | #009

No programa desta semana, Débora Nunes, da Coordenação Nacional do MST, analisa as ações do 1º de Maio, a luta da classe trabalhadora e a retirada de direitos, que tem maior impacto nas famílias chefiadas por mulheres e a repressão aos movimentos sociais no Brasil e na Colômbia

Em tempos de luto e luta, precisamos Esperançar

Inspirados no pensamento do Paulo Freire de trazer esperança do verbo “esperançar”, Padre Júlio Lancellotti, Pastor Henrique Vieira e Makota Celinha Gonçalves trazem suas perspectivas de fé e acalanto nestes tempos difíceis de luto e luta.

PARADA PELA VIDA! O isolamento produtivo continua

A #ParadaPelaVida é uma iniciativa urgente e necessária. Entre os dias 17 e 30 de abril, o MST está em luta pela vida, produzindo alimentos saudáveis, plantando árvores e praticando a solidariedade nos quatro cantos do país. Confira!

Dia Nacional do Choro

Celebrado em 23 de abril, o Dia Nacional do Choro marca o nascimento de Pixinguinha, o maior criador do gênero que é considerado um dos pilares da música popular brasileira.

Balanço da Jornada de Lutas | Abril 2021

A solidariedade marca nossa Jornada de Lutas de Abril em 2021, a pandemia não permitiu massificar, mas respeitando os protocolos, fizemos doações de alimentos, máscaras, marmitas e outros itens. Confira um pouco das ações

Parada Pela Vida!

Em defesa da vida de todo o povo brasileiro, o MST realiza grande "Parada Pela Vida" entre os dias 17 e 30 de abril. Participe!

Análise da Saúde com Joelson Santos

Acompanhe a análise que Joelson Santos, médico da família e comunidade e membro da Rede de Médicos Populares sobre a quebra de patentes de vacinas da Covid-19 e as consequências nos países que não tem renda e tecnologia suficiente para desenvolver uma vacina.

Programa Análise de Conjuntura com Alexandre Conceição | #006

No programa desta semana, Alexandre Conceição, da Direção Nacional do MST, faz uma análise sobre a instalação da CPI da Covid, a volta da fome no Brasil com o agravamento da pandemia e a diminuição do Auxílio Emergencial e as atualizações da Lei Assis Carvalho 2, além da Jornada de Lutas de Abril.

300 árvores para as vítimas!

Em solidariedade as 300 mil famílias que perderam entes queridos para a covid-19, a Campanha Mãos Solidárias, em especial o MST plantou 300 mudas de árvores e doou 15 toneladas de alimentos, oriundos da reforma agrária. Assista!

Lula Inocente

Pelo Brasil, as Lutas protagonizadas pelo MST por Lula Livre tomaram as ruas e redes. Confira!

Balanço da Jornada de Lutas das Mulheres Sem Terra em 2021

Sob o lema “Mulheres pela vida semeando resistência, contra a fome e as violências”, as mulheres Sem Terra pautaram de 8 a 14 de março a necessidade da luta permanente pela vacina para todas e todos, a manutenção do auxílio emergencial e o Fora Bolsonaro.

Programa de Análise de Conjuntura com Jane Cabral | #003

No programa desta semana, Jane Cabral, da Direção Nacional do MST no Pará, trouxe uma análise sobre os três anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a importância da campanha Vacina Já! para todos os brasileiros e brasileiras e as consequências desastrosas da PEC Emergencial (Emenda Constitucional 109/2021) na retirada de direitos básicos do povo brasileiro

Medidas de Isolamento e cuidado coletivo

João Pedro Stedile fala sobre as consequências da política genocida do governo Bolsonaro e da necessidade de cuidarmos uns dos outros neste período em que se agrava a pandemia no Brasil.

90 anos de Augusto Boal

No dia 16 de março de 2020, o companheiro Augusto Boal completaria 90 anos e o MST presta uma homenagem. Acompanhe!

Libres las Queremos!

Dia 12 de março estamos em luta na "Ação Internacional Libres Las Queremos!" em solidariedade à todas as mulheres presas por sua militância contra o império e o capital

8M em São Paulo

Mulheres Sem Terra realizaram no 8M três ações articuladas em estruturas da empresa Camil. Acompanhe!

Triste, Louca ou Má | Clipe

Para comemorar com denúncia, rebeldia e resistência o 8 de março, o MST lança o clipe da música "Triste, louca ou má", da banda Francisco El Hombre

Parte 1 | Homenagem a José Martí

Confira a homenagem a José Martí (Havana, Cuba, 28 de janeiro de 1853). Considerado o grande mártir da Independência de Cuba em relação à Espanha

Programa Análise de Conjuntura | João Paulo Rodrigues

João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do MST, traz uma análise sobre o resultado das eleições municipais e seus desdobramentos no campo popular, os desafios para 2021 diante da pandemia e como a militância pode atuar para construir unidade, fortalecer a luta e acabar com o projeto bolsonarista

Segunda onda de COVID-19 e a vacina

Hoje, no programa de Análise de Conjuntura, Aristóteles Cardona, médico da família e membro da Rede Médicos Populares, faz uma análise sobre a segunda onda do coronavírus no Brasil