Lutas Populares

Movimentos populares entregam a Lula resultado parcial do Plebiscito Popular com 1,5 milhão de votos

Participantes votaram pelo fim da escala 6x1 e pela taxação dos super-ricos; consulta termina em 12 de outubro

Foto: Ricardo Stuckert

Do Brasil de Fato

Nesta quarta-feira (1º), representantes de movimentos populares e centrais sindicais entregaram ao presidente Lula (PT) o resultado parcial do Plebiscito Popular 2025. Desde o dia 1º de julho, quando a votação foi aberta, a consulta pública recebeu 1,5 milhões de votos pelo fim da escala 6×1 e ampliação da isenção do isenção do Imposto de Renda (IR), pauta em discussão nesta quarta no Congresso Nacional.

“Nós estamos certos de que o governo, além de levar entregas para a sociedade, precisa encarnar bandeiras e ideias. E essa bandeira vai nos ajudar muito a conseguir enfrentar aqueles que estão com outro projeto da classe trabalhadora”, declarou Igor Felippe , da coordenação da Comissão do Plebiscito Popular, que classifica esta como “a principal iniciativa das forças populares em 2025”.

Ao receber o cartaz que simboliza os 1,5 milhão de votos, Lula elogiou a iniciativa. “Não é apenas o sonho de conquistar uma coisa a mais para o povo trabalhador, mas é fazer com que a conquista seja resultado da participação da população para ela saber o que que está em jogo”, declarou o presidente.

Presente no encontro, o atual presidente do PT, Edinho Silva, informou que, no período da manhã, os representantes do Plebiscito Popular entregaram o resultado parcial ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos). “É um momento importante, porque mostra que tem mobilização da sociedade. Um plebiscito, para que ele aconteça, existe um diálogo com a sociedade”, declarou Silva.

O encontro para a apresentação do resultado parcial foi marcado em data estratégica, no mesmo dia em que o Congresso deu início à votação da ampliação da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. Um dia antes, na terça (30), houve uma marcha de mulheres contra a escala 6 x 1.

A votação segue aberta até o dia 12 de outubro. Para saber mais sobre a iniciativa e registrar o voto, basta acessar o site oficial do Plebiscito Popular 2025.