Redução jornada de trabalho
Carta das forças populares sobre a luta pelo fim da escala 6X1
Linha política e orientações para as organizações populares

Da Página do MST
A luta pelo fim da escala 6×1, com a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, está em um momento decisivo. Avança a tramitação na Câmara dos Deputados dos projetos de emenda constitucional. O relatório será apresentado nesta quarta-feira (20), com a previsão de votação em comissão e no plenário na próxima semana.
As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, conjuntamente com as centrais sindicais e o movimento VAT (Vida Além do Trabalho), organizam um calendário de ações para pressionar os parlamentares pela aprovação do projeto.
Está em curso no Congresso Nacional uma articulação silenciosa e constrangida de setores contrários ao projeto para adiar a implementação das 40 horas semanais e a garantia de dois dias de descanso. A manobra é estabelecer um “período de transição” para a redução da jornada de trabalho sem redução salarial.
Os trabalhadores e trabalhadoras não aguentam mais cargas de trabalho extenuantes e querem ter o direito de dois dias por semana para descansar, estudar, ficar com a família, arrumar a casa, visitar amigos e ir à igreja.
As forças populares defendem a implementação imediata do projeto. Pelo fim da escala 6×1 já! Pela redução da jornada de trabalho, sem redução salarial já!
Diante disso, as forças populares estão construindo diversas iniciativas. Nesta semana, serão realizadas atividades nos locais de trabalho e nos territórios, como panfletagens e rodas de conversas, reunião com deputados nos estados e em Brasília e uma campanha de pressão nas redes sociais.
Foi convocado o Dia Nacional de Lutas pelo fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho sem redução salarial já, no próximo domingo (24), com atos por todo o país para exigir do Congresso Nacional a aprovação do projeto e a implementação imediata. Em São Paulo, o ato será no dia 25 de maio na Avenida Paulista.
Na próxima semana, quando será votado o projeto na comissão e no plenário da Câmara, serão realizados atos nos locais de trabalho, manifestações em Brasília e concentrações para acompanhar a votação em espaços públicos em todo o país.
Todos, todas e todes nas ruas pelo fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho sem redução salarial já!
Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
Calendário de Ações
15/5 a 23/5 – Semana Nacional de Mobilização e Agitação
– Realização de plenárias e reuniões nos estados;
– Mobilização para as audiências públicas nos estados;
– Panfletagens nos locais de trabalho e em espaços de grande circulação;
– Reuniões com parlamentares em Brasília e nos estados;
– Jornada da UNE no dia 18/5;
– Apresentação do relatório no dia 20/5;
– #Sextou de mobilização no dia 22/5.
24/5 – Dia Nacional de Lutas pelo Fim da Escala 6×1 Já!
– Realização de mobilizações nacionais, atos e atividades de rua.
– Em São Paulo, será no dia 25 de maio por conta da Virada Cultural
26 e 27/5 – Jornada de Mobilização e Acompanhamento da Votação
– Atividades pelo fim da escala 6×1 em Brasília e nos estados;
– Grupo de dirigentes em Brasília para incidência política;
– Atividades estaduais de pressão e mobilização;
– Acompanhamento coletivo da votação no plenário, com encontros e vigílias.
Mobilização nas Redes Sociais
– Fortalecer a coleta de assinaturas da campanha “Brasil Quer Mais Tempo”: https://brasilquermaistempo.com.br/
– Intensificar a divulgação da campanha nas redes e nas atividades presenciais.
20/5 a 27/5 – Massificação do instrumento “Na Pressão”: https://napressao.org.br/
Utilizar a apresentação do relatório como ponto de partida para ampliar a pressão popular sobre os parlamentares.
20 e 25/5 – Dia de Pressão nas Redes aos Parlamentares
Realizar ação coordenada nas redes sociais direcionada aos parlamentares, cobrando a aprovação do fim da escala 6×1.



