Apresentação
A luta em defesa da terra, do direito à moradia e contra a fome ocupam a centralidade da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária este ano.
Com o lema “Reforma Agrária Popular: Por Terra, Teto e Pão”, o MST realizará ações em todo o país. Estão previstas, entre os dias 4 e 17 de abril, atividades de solidariedade, doação de alimentos, plantio de árvores e a denúncia contra o modelo de produção do agronegócio. Além disso, o Movimento prevê a realização de acampamentos pedagógicos com a Juventude Sem Terra, com o objetivo de construir processos de formação e debates em torno da conjuntura.
A Jornada deste ano denuncia também os 26 anos do massacre de Eldorado do Carajás, onde 21 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra foram brutalmente assassinados. Acompanhe!
OUÇA
17 de abril de 1996, Eldorado do Carajás, Pará. Duas tropas da Polícia Militar do Pará descarregam revólveres, metralhadoras e fuzis contra 1.500 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra que marchavam para Belém com o objetivo de reivindicar a desapropriação de terras para Reforma Agrária. O resultado da operação é o Massacre de Eldorados dos Carajás: 19 Sem Terra barbaramente assassinados no local e 2 morreram logo em seguida por conta dos ferimentos.
A melhor homenagem que se pode fazer a um/a lutador/a é seguir lutando. Por isso, a Via Campesina Internacional instituiu o 17 de abril como o Dia Internacional da Luta Camponesa. No Brasil, o decreto assinado pelo então presidente da República, FHC, tornou a data Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. E para nós, do MST, abril é mês de nossa Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária.
Em homenagem a todos/as os/as que tombaram na legítima luta pela terra nesses mais de 500 anos de concentração e espoliação, convidamos você para participar de nossa luta, que é também uma luta de toda a sociedade.
Podcast
Vídeos
Fotos
Últimas notícias
Ações fazem parte da “Jornada Nacional por Terra e Comida” e acontecem durante todo o dia nesta segunda (16) no país
Festival integra a agenda de comemoração dos 5 anos do Armazém do Campo carioca
Festival “Por terra, arte e pão” terá apresentações gratuitas de artistas como Pretinho da Serrinha no Circo Voador
“Por Terra, Teto e Pão”, Sem Terra de todo país se mobilizaram na Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária Popular com marchas, protestos, audiências, ocupações e solidariedade
Para coordenadores, as cerca de 60 ações do “abril vermelho” marcam o retorno da Reforma Agrária Popular
Documento é voltado ao poder público de Roraima e a toda sociedade, com demandas da juventude por transformação para a vida dos povos do campo e das florestas do Norte do país