Brigada Oziel Alves
Termina a terceira etapa da Brigada Nacional Oziel Alves da Região Centro-Oeste
Da Página do MST
Foi encerrada neste final de semana, a terceira etapa da Brigada Oziel Alves, em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul. As aulas contaram com educandos/as do MST que retornam às bases no Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal e entorno.
O retorno da brigada as bases com diversos acúmulos e tarefas com o objetivo promover a formação política nos diversos territórios de luta pela reforma agrária popular.
Durante os 10 dias de atividades foram debatidos diversos temas com a brigada a fim de instrumentalizar a militância no desenvolvimento da luta nas bases. A diversa militância compartilhou os conhecimentos sobre a análise de conjuntura política e agrária do estado e também da região, que são a fronteira de expansão do agronegócio.
Os animados estudos giraram em torno do internacionalismo através da análise da geopolítica da América Latina e os interesses do capital imperialista até a resistência dos povos, destacando a resistência Palestina. A brigada não se furtou de enviar uma saudação e reafirmar a solidariedade de classe e o compromisso de defesa dos povos oprimidos do mundo.
A escrita exercitada através dos cadernos de reflexão diária evidenciaram a riqueza das análises da turma através do registro das diversas dimensões pedagógicas e produções férteis. Ainda sobre as escritas, o seminário da leitura da obra “Revolução de Anita” inspirou a militância com o relato das lutas da classe trabalhadora em diferentes lugares do mundo com o povo em busca da transformação social.
Sobre a Brigada
A Brigada Nacional Oziel Alves é uma iniciativa importante para o MST que contribui para a formação e capacitação dos militantes, preparando-os para enfrentar os desafios políticos e sociais presentes no contexto atual. Pretende destacar o esforço coletivo de coordenação nacional em diferentes frentes de atuação para projetar a estratégia de formação de novos dirigentes, praticando um intensivo processo de formação aliando momento de estudos e práticas organizativas nos territórios para atuar nas diferentes realidade da luta pela reforma agrária popular.
A realização das etapas da Brigada Nacional Oziel Alves em diferentes estados da região Centro-Oeste nos centros de formação reforçam a importância de conhecer as bases e suas estruturas para a mobilização e articulação regional, permitindo que os militantes possam ver diferentes realidade para melhor refletir as próprias.
O tempo comunidade, que junto ao tempo escola compõe a integridade do processo de formação da brigada, estará vinculado as linhas politicas dos setores e dos estados, articulados nacionalmente com as estratégias e táticas com foco nas ações “ Rumo aos 40 anos do MST”.
A quarta etapa da Brigada Nacional Oziel Alves do Centro-Oeste será realizada no Distrito Federal, no Centro de Educação Popular e Agroecologia Gabriela Monteiro, levando ao coração do Brasil aprendizados e desafios para a militância no campinho dos 40 anos de luta do MST.
*Editado por Fernanda Alcântara