Forças israelitas prendem 78 militantes em Ramallah

Uma missão civil foi para a Palestina em 27 de março para celebrar o dia da terra e atestar sua solidariedade com a luta do povo palestino.

78 cidadãos, franceses, suíços, três representantes da Via Campesina (Mario Lill, do MST, Doris Hernandez, de Honduras e Paul Nicholson, da España) asim como outros cidadãos da Itália, Bélgica, Espanha e outros países, decidiram voluntariamente na noite de 28 de março, ir para Ramallah, sitiada e ameaçada pela ocupação. Manifestaram diante dos edifícios de Autoridade Palestina e anunaciaram que decidiram permanecer em Ramallah enquanto continue a ofensiva israelita.

Cansados da covardia dos governos europeus que fecham seus olhos, estes homens e estas mulheres estão nos territórios ocupados denunciando a política de instalação do terror pelo governo de Ariel Sharon. Perfeitamente conscientes do perigo, estão atualmente fechados em um hotel de Ramallah, a trezendos metros da Sede Principal de Yasser Arafat, rodeado por tanques israelitas.

É sintomático que mais uma vez a sociedade civil esteja forçada a tomar riscos desproporcionais para desafiar aos políticos.