Brasil precisa de Reforma Agrária urgente

Diante da mudança da presidência do Incra vimos a público manifestar que:

1. A mudança da presidência do Incra faz parte da natureza do governo e é de sua responsabilidade escolher os servidores em cada função, já que são cargos de confiança. Manifestamos nosso respeito pelo presidente demissionário.

2. O MST sempre manteve e manterá sua autonomia em relação ao governo.

3. Defendemos a necessidade de uma Reforma Agrária como política prioritária de governo. O povo elegeu o presidente Lula para fazer mudanças no atual modelo agrícola.

4. Defendemos uma Reforma Agrária que seja um instrumento para resolver os graves problemas do desemprego, da fome e da pobreza no meio rural.

5. Para isso precisamos de uma Reforma Agrária popular, que represente a democratização do acesso a terra com a desapropriação de todos os latifúndios improdutivos, conforme determina nossa Constituição Federal. Defendemos a implantação de agroindústrias casadas com a Reforma Agrária, a democratização da educação no meio rural e um novo modelo tecnológico e de assistência técnica, adequado à agricultura familiar e cooperativada.

6. Os compromissos históricos do Partido dos Trabalhadores e demais partidos de esquerda que ganharam as eleições, e do próprio presidente Lula, expressos em Vida digna no campo, documento de campanha, coincidem com nossa proposta de Reforma Agrária e temos confiança que continuam vigentes.

7. Esperamos que o governo adote as medidas necessárias, quer sejam orçamentárias e/ou administrativas, para que a Reforma Agrária seja de fato, uma prioridade.

8. De nossa parte, como movimento social, seguiremos com nossa tarefa principal, que é conscientizar e organizar os trabalhadores para seguir lutando pela Reforma Agrária.

São Paulo, 3 de setembro de 2003

Direção Nacional do MST

Breves

Dados de relatório apontam para violência contra a reforma agrária

A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e a Comissão Pastoral da Terra divulgaram o Relatório sobre os crimes do latifúndio. Os dados revelam que a violência no campo ocorre sempre contra os sem terra. Ente os anos de 1985 e 2002 foram registrados 1280 assassinatos de trabalhadores rurais e destes, apenas 121 foram levados a julgamento. Além da violência direta, governos como o de FHC geraram grandes dificuldades para o avanço da Reforma Agrária no Brasil, que entre outras coisas criou a lei que proíbe a vistoria de terras ocupadas.

Para adquirir o relatório, entre o contato com a CPT através do endereço [email protected] ou pelo telefone(062) 212-6466

Sociedade manifesta seu apoio a Reforma Agrária

Apesar dos ataques da grande mídia e do desconforto da burguesia que não aceita mudanças em nossa sociedade, representantes de vários setores manifestaram seu apoio ao MST e a Reforma Agrária. Artigos e depoimentos de artistas, economistas, autoridades religiosas, entre outras, foram reunidos em edição especial da Revista Sem Terra e podem ser acessados também através do endereço- http://www.mst.org.br/interar/apoios/conteudorste.htm

Oscar Niemeyer homenageia o Movimento Sem Terra

Considerado o maior arquiteto vivo do mundo, Oscar Niemeyer fez uma escultura em homenagem ao 20 anos do Movimento. O monumento será instalado em todos os assentamentos do MST pelo país durante o ano de 2004.

Cartas

Depois que tive a oportunidade de visitar os assentamentos no Pontal do Paranapanema, passei a respeitar e admirar ainda mais esse movimento. Sou uma “urbanóide” e sempre que posso saio em defesa do MST no meio alienado em que vivo. Um forte abraço e parabéns pela luta. Sil [email protected]

O MST é uma das mais fortes reservas de esperança para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, por isso não podemos deixar de acreditar e lutar pelas transformações sociais junto com nosso povo, onde quer que eles e elas estejam. [email protected]

Para amenizarmos a fome em nosso país e as injustiças sociais não basta um discurso fácil de Fome Zero, faz-se necessário uma Reforma Agrária que fixe o homem ao campo e que sua produção chegue à mesa de todo brasileiro a preços baixos. Só então todos poderão ter uma vida mais digna. [email protected]