Brasil precisa de Reforma Agrária urgente

Diante da mudança da presidência do INCRA vimos a público manifestar que:

1. A mudança da presidência do INCRA faz parte da natureza do governo e é de sua responsabilidade escolher os servidores em cada função, já que são cargos de confiança. Manifestamos nosso respeito pelo presidente demissionário.

2. O MST sempre manteve e manterá sua autonomia em relação ao governo.

3. Defendemos a necessidade de uma Reforma Agrária como política prioritária de governo. O povo elegeu o presidente Lula para fazer mudanças no atual modelo agrícola.

4. Defendemos uma Reforma Agrária que seja um instrumento para resolver os graves problemas do desemprego, da fome e da pobreza no meio rural.

5. Para isso precisamos de uma Reforma Agrária popular, que represente a democratização do acesso a terra com a desapropriação de todos os latifúndios improdutivos, conforme determina nossa Constituição Federal. Defendemos a implantação de agroindústrias casadas com a Reforma Agrária, a democratização da educação no meio rural e um novo modelo tecnológico e de assistência técnica, adequado à agricultura familiar e cooperativada.

6. Os compromissos históricos do Partido dos Trabalhadores e demais partidos de esquerda que ganharam as eleições, e do próprio presidente Lula, expressos em Vida digna no campo, documento de campanha, coincidem com nossa proposta de Reforma Agrária e temos confiança que continuam vigentes.

7. Esperamos que o governo adote as medidas necessárias, quer sejam orçamentárias e/ou administrativas, para que a Reforma Agrária seja de fato, uma prioridade.

8. De nossa parte, como movimento social, seguiremos com nossa tarefa principal, que é conscientizar e organizar os trabalhadores para seguir lutando pela Reforma Agrária.

São Paulo, 3 de setembro de 2003

Direção Nacional do MST