Trabalhadores rurais em marcha rumo a Brasília estão em Anápolis

Depois de dois de caminhada, os trabalhadores rurais que integram a Marcha Nacional pela Reforma Agrária vão permanecer hoje (12) em Anápolis. Neste dia de descanso, eles vão discutir detalhes sobre a mobilização. Ontem, uma equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis prestou atendimento aos trabalhadores. Eles estão instalados no Estádio da cidade e no Ginásio Carlos Pina.

A Marcha Nacional pela Reforma Agrária partiu de Goiânia, na segunda-feira passada, e a expectativa é que dure dez dias. A caminhada – organizada pelo Fórum de Reforma Agrária e Justiça no Campo, composto por 42 entidades – reúne 1.500 trabalhadores rurais dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ontem, mais camponeses se integraram à mobilização, que está sendo coordenada pelo MST, Comissão Pastoral da Terra (CPT), MTL (Movimento Terra Trabalho e Liberdade) e Contag.

Os camponeses, as mulheres e as crianças em marcha pedem que o governo agilize o anúncio do II Plano Nacional de Reforma Agrária. Eles esperam ser recebidos em Brasília pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A elaboração da proposta do Plano foi coordenada pelo especialista em políticas agrárias, Plínio de Arruda Sampaio. O documento foi entregue, em outubro, ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e agora espera pela aprovação do governo federal. A meta do Plano é assentar um milhão de famílias em quatro anos.