Fórum Nacional da Reforma Agrária reúne-se com ministro Rossetto

Os integrantes do Fórum Nacional da Reforma Agrária reuniram-se com o ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto em 16 de dezembro para discutir pontos importantes na implementação do PNRA (Plano Nacional de Reforma Agrária).

Na audiência, o ministro entregou oficialmente as cópias do PNRA fez uma exposição dando enfoque para questões de orçamento, metas, reestruturação do Incra, quilombolas e indígenas. Ficou encaminhado que as entidades que compõem o Fórum, discutirão internamente a proposta de uma reunião de trabalho para o detalhamento do PNRA em janeiro de 2004.

Na questão do orçamento, os integrantes da reunião também abordaram o envio ao Congresso Nacional de emenda ao Orçamento Geral da União e ao Plano Plurianual (PPA) prevendo os recursos necessários para a execução do PNRA.

O processo de reestruturação do Incra também foi debatido como um tema central para o avanço da Reforma Agrária a partir das informações da CNASI (Confederação Nacional da Associação dos Servidores do Incra).

Ao final do encontro, Dom Tomás Balduíno informou que o movimento continuará lutando pelo PNRA original de um milhão de famílias como bandeira de luta e que o governo deve mexer decisivamente no orçamento para ter os recursos necessários no ano de 2004 para cumprir as metas propostas pelo próprio governo.

O Fórum Nacional pela Reforma Agrária é composto pelo MST, MPA, MAB, CPT e outras 30 entidades.