Assentamentos de Santa Catarina mostram os resultados da piscicultura do MST

A quarta edição da Festa da Carpa e 1ª Feira do Peixe, ambas promovidas pelo MST, aconteceu em 7 e 8 de maio, em Abelardo Luz, oeste catarinense. A piscicultura tornou-se uma atividade rentável economicamente sendo uma das estratégias de produção para o desenvolvimento dos assentamentos da região. Milhares de pessoas da região, autoridades municipais, estaduais e nacionais prestigiaram o evento, cujo objetivo foi divulgar os resultados da luta pela Reforma Agrária.

Através da organização e divulgação da produção de peixe os assentados de Abelardo Luz conquistaram, junto à Secretaria Especial da Pesca do governo federal, um convênio para a construção de uma indústria de beneficiamento de pescados, que atenderá não somente os assentamentos, mas todos os produtores da região.

O superintendente regional do INCRA, João Paulo Strapazzon lembrou que “esses são os resultados da luta pela Reforma Agrária e da luta dos trabalhadores”. A festa é realizada no local que é o palco do início da retomada da luta pela terra em Santa Catarina. Em seu discurso, a deputada federal Luci Chinaki, relembrou a primeira ocupação de terra ocorrida em 25 de maio de 1985. De acordo com ela, “é preciso que o povo vá a luta para acabar com o latifúndio, que é quem gera a violência, a fome e a miséria neste país”.

Dilso Barcellos, membro da direção estadual do MST, afirma que as mudanças acontecem a partir dos pequenos. Ele lembrou que foram os assentamentos que trouxeram o crescimento ao município. “Somos povo e o povo tem direito de pensar, de escrever e de construir seu próprio destino”.

Para o deputado federal petista Cláudio Vignatti, as festas e feiras organizadas pelo MST demonstram que não é só o agronegócio que tem o que mostrar. “Com muita luta e sacrifício a pequena agricultura é quem produz os alimentos para o povo”. Ele acredita que a Reforma Agrária vai acontecer porque tem um movimento organizado que luta por ela. “O MST acorda os deputados, prefeitos, vereadores e até o presidente da República”.

No município de Abelardo Luz encontra-se o maior conglomerado de assentados do Estado, são 1.500 famílias. Durante a festa ocorreram exposição e venda dos produtos da Reforma Agrária, shows de moda de viola e músicas típicas e um grande jantar com vários pratos a base de carpa.