Encontro nacional de jovens pretende potencializar movimentos sociais no país

Entre os dias 02 e 04 de julho de 2004 acontecerá o I Encontro Nacional de Estudantes e Jovens por Trabalho, Educação e Reforma Agrária (ENETERra), na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, Rio de Janeiro. A atividade é aberta a todos os estudantes e jovens brasileiros interessados em participar desse espaço de reflexão, formação e potencialização dos movimentos sociais no país. O encontro é uma realização das Federações e Executivas de Cursos e da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), que reúne organizações sociais como o MST, CUT (Central Única dos Trabalhadores) e UNE (União Nacional dos Estudantes). Participarão das palestras diversos estudiosos como Aloísio Teixeira, reitor UFRJ (Universidade Federal do Rio deJaneiro), o ex-deputado constituinte Plínio Arruda Sampaio e o dirigente do MST, João Pedro Stedile, entre outros.

Compondo o calendário da CMS, o evento estará organizado em torno de três temas centrais: o primeiro será o debate sobre alternativas ao atual modelo econômico que apontem para a superação do drama do desemprego e da estagnação econômica; o segundo tema é o da Reforma Agrária e de sua importância na superação da imensa miséria social da qual o povo brasileiro é vitima e por fim estaremos debatendo o papel da universidade na conformação de um projeto de desenvolvimento nacional democrático, autônomo e soberano.

O I ENETERrA pretende contribuir para a consolidação e potencialização da CMS nos estados, assim buscaremos organizar em todos os estados atividades preparatórias como debates, palestras, reuniões, encontros regionais que servirão tanto para a preparação do encontro como para a organização da CMS nos diferentes estados. A forma, a data, o caráter destes encontros ficará sob responsabilidade das comissões locais. A comissão organizadora nacional elaborará um caderno de textos para subsidiar os debates preparatórios.

As pré-inscrições estarão abertas até o dia 27 de junho e custam R$ 15. Após essa data o valor será de R$ 20. O valor a ser pago inclui alimentação, alojamento e matéria do encontro. Mais informações estão disponíveis na página oficial do encontro www.eneterra.uft.edu.br.