Campanha nacional convoca moradores da área rural a tirarem certidão de nascimento

A cada ano aumenta o número de brasileiros sem certidão de nascimento, registro que garante que as pessoas existam como cidadãos. Diante disto, os governos municipais, estaduais e federal junto a organizações da sociedade civil estão promovendo, em 6 de agosto próximo, o Dia de Mobilização Rural pelo Registro Civil de Nascimento, com o objetivo de garantir a todos os moradores das áreas rurais o primeiro documento. Na data, haverá mutirões por todo o país que devem estimular a população a ir aos cartórios de seus municípios. Por lei, o registro é gratuito para todos os brasileiros.

Segundo dados do governo federal, a cada ano mais de 800 mil crianças deixam de ser registradas quando nascem. A certidão de nascimento é essencial para todos os cidadãos. Somente com ela, a pessoa pode tirar a carteira de trabalho, de identidade, o título de eleitor, casar-se, matricular-se na escola e pleitear os direitos assegurados a todos brasileiro pela Constituição Federal.

A primeira mobilização pelo registro civil ocorreu em 25 de outubro de 2003, quando mais de 40 mil documentos foram emitidos. A ampla divulgação da campanha é o melhor meio para amenizar esta grave situação de exclusão dos direitos básicos de cidadania de grande parte da população.