Sem Terra recebem área do Incra em São Paulo

02/12/2004

Fonte: Jornal A Cidade
Por Verônica Cristina Silva e William Penna Crispim

Os trabalhadores rurais que estão localizados em 796 hectares entre as cidades de Serra Azul e Serrana, interior de São Paulo, conseguiram se estabelecer. A publicação no Diário Oficial da União oficializa a passagem da área, que antes pertencia ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para as quase 90 famílias que ocuparam o local em abril de 2000.

O acampamento está em processo de transformação: o pré-assentamento Sepé Tiarajú vai ser o segundo do país, e o primeiro do estado de São Paulo, a receber o modelo diferenciado de assentamento do Incra, o PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável), que entre outras coisas, trabalha com o cultivo agroecológico utilizando produtos totalmente orgânicos (sem o uso de agrotóxicos e adubos).

A terra, antes considerada improdutiva, começa a receber os primeiros cuidados. Além de alimentar os Sem Terra, frutas e vegetais do Sepé Tiarajú estão abastecendo uma loja de artigos do campo com sede em Ribeirão Preto, que comercializa doces, compotas e artesanatos.

O comércio recebe produtos de assentamentos e acampamentos de todo o Brasil. “É muito semelhante a uma loja comum. Nós compramos os produtos das cooperativas e das famílias. Não existe um sistema de venda e repasse de lucro. As famílias recebem diretamente quando entregam o produto para a comercialização”, explica o responsável pela loja, Júlio Rodrigues Franco.