Monsanto recebe compensação de ministros sul-americanos pela soja colhida

Fonte Agência Reuters

Os ministros da Agricultura da Argentina, do Brasil e do Paraguai aceitaram na última sexta-feira (29) o pagamento de compensações à empresa Monsanto pela soja transgênica colhida, mas destacaram que se trata de um mecanismo transitório.

A decisão foi tomada após uma longa batalha entre a Monsanto e o governo argentino, que resistia em aceitar o pagamento de royalties pelo uso da soja transgênica já colhida, e só vale para Brasil e Paraguai.

“A compensação será por produto, mas será transitória e em forma de compensação, não de royalties”, afirmou o ministro brasileiro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

A diferença, segundo ele, se deve ao fato de Brasil e Paraguai não terem terminado ainda o processo de regulamentação do uso de transgênicos em nível nacional.

A decisão ocorreu depois de uma reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), que contou também com representantes do Chile e da Bolívia, mas teve a ausência da delegação uruguaia.

O CAS aceitou respeitar os acordos privados entre produtores do Paraguai e Brasil com a Monsanto, que estabelecem o pagamento pela soja transgênica já colhida até que se formalizem as normas de biotecnologia nesses países.

A partir daí os royalties só serão cobrados no momento da compra da semente, posição defendida em encontros regionais anteriores pela Argentina.