Sem Terra permanecem presos por realizar manifestação em AL

Desde 19 de abril seis trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra estão presos em Arapiraca (AL) por participarem de uma manifestação. Edvaldo Lima Silva, 26 anos, Elenilson Lima Silva, 22 anos, Ednaldo dos Santos, 19 anos, Josevaldo da Rocha Silva, 19 anos, Luiz Alberto Alves, 22 anos e Cícera Galdino dos Santos, 20 anos reivindicavam o investimento nas áreas sociais e a distribuição de cestas básicas pelo governo.

Na mobilização, cerca de 400 Sem Terra pararam caminhões que transportavam produtos alimentícios e, em protesto simbólico contra a fome na região Nordeste, retiraram para comer derivados da multinacional Nestlé. Após o término da manifestação, quando os trabalhadores e trabalhadoras já estavam em uma estrada vicinal próxima a Arapiraca, a polícia alagoana prendeu os seis Sem Terra sob acusação de roubo e formação de quadrilha.

Porém, segundo depoimento do próprio motorista do caminhão da Nestlé, em nenhum momento houve violência para a retirada dos alimentos, o que caracterizaria o crime de roubo. Os Sem Terra já pediram habeas corpus, argumentando também que a prisão em flagrante foi forjada pela polícia, uma vez que o caminhão havia sido liberado e os manifestantes já tinham se dispersado.

O MST de Alagoas pede a todos e todas que enviem cartas ao Desembargador Sebastião Costa Filho, colocando a ilegalidade do caso:

Desembargador SEBASTIÃO COSTA FILHO
Fax: 82 – 3362662,
tel gabinete: 82 – 3364199
email do tribunal: [email protected]
endereço: Praça Marechal Deodoro 319, Centro, Cep.: 57020-919
Maceió (AL)