CTNBio analisa transgênicos da Monsanto e da Bayer

Fonte Agência Chasque

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança deve analisar na próxima reunião mais dois pedidos de autorização para produção comercial de transgênicos no Brasil. A Bayer solicita a liberação para o plantio comercial de variedade de milho resistente a glifosato. Já a Monsanto aguarda a liberação da variedade de milho guardian.

Ao todo, existem na Comissão 547 processos envolvendo transgênicos. Há ainda uma lista com nove solicitações de importação de variedades geneticamente modificadas. Os casos da Bayer e da Monsanto serão avaliadas nos dias 19 e 20 deste mês.

Crescimento

Ao mesmo tempo, o coordenador de biossegurança do Ministério da Agricultura, Marcus Vinícius Coelho, acredita que a safra de soja transgênica deve aumentar a partir de 2006.

Ele afirmou que a Comissão de Biossegurança irá liberar o plantio da semente geneticamente modificada neste ano no Brasil. Até o momento, a soja transgênica só foi plantada devido a medidas provisórias que foram concedidas pelo governo federal.

Caso a CTNBio regularize o plantio da semente, o agricultor não vai precisar assinar mais o termo de compromisso, o que ainda facilitará o uso do organismo. De acordo com dados do Ministério, somente neste ano a safra deve chegar a 10 milhões de toneladas, da variedade Roundup Ready, pertencente à Monsanto.