MST de São Paulo encerra XXI Encontro Estadual

O MST do estado de São Paulo encerrou hoje seu XXI Encontro Estadual. Cerca de 2500 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra vindos de todas as regiões do estado participaram do encontro, que aconteceu em Osasco, na grande São Paulo. Foi o segundo maior encontro estadual já realizado em São Paulo.

O encontro começou em 17 de abril, Dia Internacional de Luta pela Terra, e relembrou o Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido há dez anos no Pará. Um grande ato na praça da Sé, região central de São Paulo (SP), homenageou as 22 vítimas da violência e arbitrariedade do estado brasileiro e cobrou do Poder Judiciário a punição para os responsáveis por essa chacina e tantas outras cometidas contra trabalhadores.

Durante os quatro dias do XXI Encontro Estadual foram discutidos temas importantes para a luta do povo brasileiro e para a organização do MST. Entre as discussões, análise da conjuntura política brasileira e questão agrária. Diversos movimentos sociais estiveram presentes para debater conjuntamente a construção de um projeto popular para o Brasil.

Para o encerramento do Encontro, estava prevista na tarde de hoje, 20 de abril, a realização de um ato contra a Organização Mundial do Comércio, em conjunto com entidades e movimentos sociais urbanos, também na região central de São Paulo. Após avaliação, o MST suspendeu a manifestação por conta do intenso fluxo de trânsito em véspera de feriado.

O ato aconteceria paralelamente à abertura do II Fórum Social Brasileiro, que começa hoje em Recife (PE), com uma manifestação de rua com o mesmo tema. O MST de São Paulo reitera seu compromisso com a luta antiimperialista, que rechaça a interferência da OMC e suas políticas neoliberais no Brasil. O MST se coloca ao lado daqueles que tomarão as ruas de Recife para lutar por um país realmente justo e igualitário, e lamenta a impossibilidade de realização do ato em São Paulo.