Renda do agronegócio caiu R$ 22,31 bi

Com informações da Agência Chasque

O consultor da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Nelson Fraga, afirmou ontem que o agronegócio está em crise. Segundo informações, a renda na agricultura caiu 16,6% em 2005, o que representa 15 bilhões e 890 milhões de reais.

Somando os prejuízos da pecuária, a perda de renda total do agronegócio no ano passado foi de 22 bilhões e 310 milhões de reais. A estiagem e a queda nos preços pagos aos grandes produtores são apontadas por Fraga como causas da crise por que passa o setor.

Para reverter o quadro, os parlamentares da bancada ruralista prometem “incrementar” a Medida Provisória 285, anunciada no início do mês. A MP trata da renegociação de pequenos e médios agricultores do nordeste.

O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Abelardo Lupion, afirmou que a bancada irá mudar totalmente o texto. Ele também relatou que irão acrescentar pontos do projeto que foram retirados pelos senadores. Da maneira como saiu do Senado, a renegociação custaria 11 bilhões e 700 milhões de reais ao governo. O alto custo levou o Executivo a vetar o projeto e editar uma MP que beneficia principalmente os pequenos produtores nordestinos.

Para o professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), José Juliano de Carvalho Filho, a renegociação das dívidas será paga pelo povo brasileiro. “O agronegócio vive dizendo que é a salvação da nação, mas quando a coisa aperta, é a nação que tem que pagar por eles. São os interesses da velha elite nacional travestidos de modernos pelos representantes do agronegócio” afirmou, em entrevista recente ao Jornal Sem Terra.