Via Campesina faz mobilização em Erechim

Cerca de 600 trabalhadores rurais ligados à Via Campesina bloquearam a BR 153 entre Erechim e Passo Fundo (RS) nesta quarta-feira. A mobilização dos movimentos sociais tem como objetivo pressionar os governos para o cumprimento de uma pauta onde está o pedido de alongamento das dívidas dos pequenos agricultores, um programa de crédito para reestruturação das propriedades, crédito agrícola, garantia de preço para a produção e redução do valor da energia elétrica rural e urbana.

Após 15 minutos na BR, os trabalhadores dirigiram-se ao centro da cidade de Erechim, onde fizeram a entrega da pauta de reivindicações na agência do Banco do Brasil e realizaram ato juntamente com os trabalhadores urbanos.

No mês de março o Movimento dos Pequenos Agricultores realizou entre 27 e 30 uma jornada nacional de luta contra o agronegócio e em defesa da agricultura camponesa. Nesta mobilização, que reuniu mais de 2 mil camponeses no estado, o MPA apresentou aos governos estadual e federal as reivindicações que foram retomadas ontem pela Via Campesina. Os resultados das negociações durante a jornada foram insuficientes, por isso os trabalhadores voltam a mobilizar-se buscando o direito à vida e à produção.