Desempregados fazem marcha no centro de Novo Hamburgo (RS)

Por Raquel Casiraghi
Fonte Agência Chasque

O Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) realizada na tarde desta quarta uma marcha no centro de Novo Hamburgo para marcar o encerramento da mobilização que começou na segunda-feira (01/05), em frente a um depósito da Azaléia, em Novo Hamburgo (RS). Os trabalhadores pretendem conversar com a população sobre a situação do setor calçadista e as reivindicações do setor.

Estão previstas também manifestações em frente a agências do Banrisul e da Caixa Federal. O MTD defende a abertura de um programa de crédito subsidiado para os grupos de produção de trabalhadores desempregados, além de criação de frentes emergenciais de trabalho. O movimento também defende que as fábricas de calçados que foram fechadas sejam assumidas pelos trabalhadores, com o apoio do governo através de crédito.

Desde segunda-feira, o MTD, juntou com outros movimentos que compõem a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), montou um acampamento em frente a um depósito da Azaléia, em Novo Hamburgo. O MTD denunciou que os altos incentivos fiscais e recursos públicos recebidos por esta empresa calçadista foram investidos gerando desemprego. No ano passado, 18 mil trabalhadores perderam seus postos de trabalho no Vale dos Sinos. Só a Azaléia recebeu, entre 1994 e 1999, cerca de R$ 40 milhões do Fundopem (Fundo Operação Empresa) do governo do Rio Grande do Sul. Mesmo sendo uma das maiores fabricantes mundiais de calçados, a empresa fechou em dezembro uma unidade em São Sebastião do Caí (RS), demitindo 800 trabalhadores.