Juiz da Vara Agrária de Marabá autoriza despejo ilegal pela segunda vez

Fonte CPT

Em 16 de abril, cerca de 300 famílias Sem Terra foram vítimas de um despejo ilegal no município de Cumarú do Norte (PA). O despejo foi realizado pelo batalhão de choque da polícia militar, sob o comando do coronel Saruby, cumprindo ordem do juiz Sérgio Ricardo da Costa, titular da Vara Agrária de Marabá (PA).

As famílias estavam acampadas há mais de 2 quilômetros dos limites da propriedade e não poderiam ser despejadas pois a ordem judicial, em favor da Fazenda Estrela de Maceió, foi concedida dentro dos limites da fazenda.

É a segunda vez que isso acontece. Em 27 de março, o mesmo juiz autorizou o despejo de 300 famílias Sem Terra de uma área da União, apropriada ilegalmente pelo Grupo Quagliato. O acampamento estava a 10 quilômetros da fazenda Rio Vermelho, onde a liminar teria que ser cumprida.

Há fortes indícios de que a fazenda Estrela de Maceió seja constituída por terras públicas, ilegalmente apropriadas pelos proprietários. Já foi flagrada pela prática de trabalho escravo no ano de 2003, de onde foram retirados 60 trabalhadores, e foi incluída na lista do Ministério do Trabalho como propriedade impedida de ter acesso a financiamento. A área também é investigada pela Polícia Federal por uso de milícia privada fortemente armada e pela polícia civil por seqüestro e assassinato de três sem-terra no ano de 2005.