Bionatur é porta de entrada para sistema agroecológico

A experiência da Bionatur, que começou nos assentamentos do MST em Candiota e Hulha Negra, no sul do Rio Grande do Sul, representou o fim da dependência em relação às empresas e a entrada no sistema de produção agroecológico. Essa é a opinião do assentado João Carlos Camargo, agricultor Sem Terra que integra a Bionatur desde a sua fundação, em 1997.

No início, antes da fundação da Bionatur, as famílias assentadas vendiam sua produção de sementes de hortaliças para as empresas da região. “Mas era muito grande a exploração das empresas. No meu caso, muitas vezes eu produzia sementes de qualidade mas, para justificar o não-pagamento, as empresas misturavam com outras sementes para dizer que a semente não era boa e que não iriam pagar”, conta. Como não conseguiam muitas vezes vender para as empresas, os agricultores começaram a passar as sementes para outros agricultores. “Aí surge a idéia de se organizar e produzir sementes para outros assentados. Vimos que era possível produzir sementes para outros assentados, então começamos o projeto da Bionatur, com 12 famílias, em 1997”.

Para João Carlos, hoje é a Bionatur é um instrumento para mostrar à sociedade que a Reforma Agrária dá certo. Além disso, para os agricultores assentados, a Bionatur é “a porta de entrada” para o modelo agroecológico. “Hoje temos claro que produzir de forma convencional não vale à pena, porque ficamos reféns do mesmo mercado. Produzimos uma semente voltada para mudar o modelo agrícola. A Bionatur hoje é uma rede nacional de sementes, uma proposta do MST, que serve como porta de entrada para os assentados começarem a produzir no sistema agroecológico”.

O terceiro encontro nacional da Rede Bionatur de Sementes Agroecológicas começou ontem em Candiota. Hoje, a Bionatur conta com 230 famílias produzindo sementes livres de agrotóxicos, em 20 municípios do Sul do Brasil além de Minas Gerais. A rede já desenvolveu técnica para produzir 117 variedades de hortaliças, 15 de adubação verde e 10 culturas essenciais para o auto-sustento das famílias.

As sementes possuem certificação de produção agroecológica junto ao Ministério da Agricultura e são comercializadas em praticamente todos os Estados do Brasil. A Bionatur agora é coordenada pela Cooperativa Agroecológica Terra e Vida (Conaterra), desde junho de 2005.