MST alerta para o risco de conflito em Coqueiros do Sul

Viemos, através desta nota à sociedade gaúcha, manifestar nossa preocupação com a situação das famílias acampadas em Coqueiros do Sul (RS). Alertamos que é o grande o risco de ocorrer mais uma ação violenta contra os Sem Terra em nosso país, devido às humilhações a que já foram e estão sendo expostas estas famílias. Neste ano, em que se completa uma década do Massacre de Eldorado dos Carajás (Pará), as autoridades gaúchas insistem em tratar os Sem Terra como criminosos e querem promover uma invasão no acampamento, trazendo mais constrangimento aos integrantes do MST.

Temos cumprido nossa tarefa como movimento social, organizando famílias e lutando pela reforma agrária. Mas, infelizmente, o poder judiciário e os governos, ao invés de agilizarem assentamentos, alimentam ainda mais os conflitos no campo, criminalizando os que lutam por justiça e dignidade. Acreditamos que uma ação da Brigada Militar hoje, em Coqueiros do Sul, pode ter conseqüências imprevisíveis devido ao clima de tensão e às constantes violações aos direitos humanos que as famílias têm sofrido.

A sociedade gaúcha precisa saber que o que ocorrer em Coqueiros do Sul é de inteira responsabilidade do poder judiciário e do governo gaúcho. Nós acreditamos que o bom senso deverá prevalecer.

Porto Alegre, 10 de Maio de 2006
Direção Estadual do MST