Acampamento do MST e MAB completa um mês em João Pessoa (PB)

Há exatamente um mês, duzentos trabalhadores e trabalhadoras rurais ligadas ao MST e ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) chegaram a João Pessoa, capital da Paraíba, com objetivo de cobrar do estado a agilidade no processo de Reforma Agrária.

O MST reivindica que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realize vistorias nas 44 áreas onde existem acampamentos hoje na Paraíba. Já o MAB pede o reassentamento das famílias desalojadas pela barragem de Acauã desde 2002.

Ao longo do mês, mesmo durante a greve dos servidores do Incra, os trabalhadores e as trabalhadoras realizaram marchas e jornadas de trabalho voluntário na cidade.

Hoje a mobilização tem um momento decisivo com a audiência entre os movimentos e o representante do Incra nacional, que vem negociar a celebração do convênio entre os governos do estado e federal para o reassentamento das 700 famílias do MAB. Depois de marcharem até a sede do Incra, os trabalhadores e as trabalhadoras deixam o acampamento em João Pessoa.