MST promove encontro sobre Educação de Jovens e Adultos

De 21 a 26 de maio, o MST promove o segundo Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos (EREJA) das regiões Norte e Nordeste.

O encontro, que será realizado no Centro de Formação Paulo Freire, no assentamento Normandia, em Caruaru (PE), tem como objetivo discutir o currículo da educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Durante os cinco dias do encontro, cerca de 450 educadores e educadoras de acampamentos e assentamentos do MST nos estados das regiões Norte e Nordeste, discutirão temas como: o Projeto Político Pedagógico e a organização do trabalho pedagógico do MST em EJA e qual a contribuição da Educação Popular na EJA. Serão também realizadas oficinas de re-planejamento da prática pedagógica do MST em EJA.

O encontro também dá início a uma série de atividades que serão organizadas pelo MST ao longo do ano, em homenagem aos 10 anos de morte do educador Paulo Freire. A pedagogia de Paulo Freire, baseada no conceito de “educação para a libertação”, norteia todo o trabalho pedagógico desenvolvido pelo MST.

A Constituição Federal, em seu artigo 208, garante a provisão pública de “ensino fundamental obrigatório e gratuito assegurado, inclusive, sua oferta para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria.”

Mas apesar dessa garantia constitucional, o que vemos é uma realidade bem diferente. Segundo o 5° Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), realizado em setembro de 2005, “apenas 26% dos brasileiros entre 14 e 64 anos demonstram habilidades plenas de leitura e escrita”. São 63% dos brasileiros que se encontram nessa faixa etária e não chegaram a completar a 8ª série do ensino fundamental.

Do grupo dos que estão na condição de analfabetismo, 77% tem acima de 35 anos. Dos 59% que trabalham, 41% são da área rural. O nível de analfabetismo nesses locais é quase o dobro do encontrado nas cidades: 16% contra 6% da área urbana. Nas regiões norte e nordeste, 27% da população são considerados analfabetos totais, contra 11% nas regiões sul e sudeste.

Diante desse quadro, o MST vem trabalhando para mudar essa realidade. “Para o MST, investir em educação é tão importante quanto o gesto de ocupar a terra”, já afirmou o poeta Pedro Tierra.

Sob o lema Todos e Todas Sem Terra Estudando, o MST tem investido grandes esforços na educação dos jovens e adultos que vivem nos acampamentos e assentamentos do Movimento. Nos últimos 3 anos, mais de 150 mil Sem Terra foram alfabetizados via EJA.

A maior parte desses esforços se concentra nas regiões norte e nordeste, onde os níveis de analfabetismo de jovens e adultos são os mais altos do país. De 1996 a 2004, foram mais de 6 mil jovens e adultos Sem Terra alfabetizados somente no estado de Pernambuco. Esse ano, são cerca de 5 mil jovens e adultos participando de programas de EJA do MST no estado: 150 pessoas em três turmas de EJA de ensino médio; 300 jovens em 11 turmas de EJA fundamental profissionalizante; 3 mil jovens e adultos no EJA fundamental (1ª a 4ª série); cerca de 2.500 pessoas sendo alfabetizadas.

Praticamente 90% dos acampamentos e assentamentos do MST em Pernambuco estão envolvidos em programas de EJA, que conta com cerca de 400 educadores e educadoras, 250 deles apenas para programas de alfabetização.