Assentados se mobilizam em Santa Catarina

Cerca de 250 pessoas dos assentamentos catarinenses do MST realizaram uma manifestação em frente ao Banco do Brasil em Abelardo Luz, oeste do estado. Os assentados reivindicavam a liberação dos recursos do Pronaf e a recuperação dos assentamentos.

Os projetos estão prontos desde novembro do ano passado. Após reunião com o gerente do Banco ficou acertado que os recursos serão liberados a partir da próxima semana. O MST irá organizar a programação da liberação por assentamento. Em Abelardo Luz existem 23 assentamentos, num total de 1.460 famílias assentadas. No período da tarde todos retornaram para suas casas com mais uma conquista da organização.

Em São Miguel do Oeste, extremo oeste do estado, em torno de 300 pessoas ligadas ao MST e MPA, permanecem mobilizadas em frente ao Banco do Estado de Santa Catarina – BESC. Os agricultores reivindicam a liberação dos créditos para construção de moradias no meio rural. A mobilização cobra também, do governo federal, o cumprimentos dos sete pontos acordados na chegada da marcha nacional em maio do ano passado.