Morales inicia programa de Reforma Agrária na Bolívia e fazendeiros são contra

Por Marina Mendes
Fonte Agência Notícias do Planalto

Em meio a críticas da oposição e da imprensa boliviana, o presidente do país, Evo Morales deu início no último sábado (03/06) ao programa de Reforma Agrária proposto em sua campanha eleitoral. Como primeiro passo, Morales entregou à comunidades indígenas de Santa Cruz de La Sierra, uma área do governo equivalente a 30 mil quilômetros quadrados.

A região é conhecida pela sede da federação dos fazendeiros do país. Eles são publicamente contra qualquer ação da Reforma Agrária e afirmaram que iriam agir para impedir a transferência das terras às comunidades, admitindo ainda a formação de grupos especiais para defender as propriedades.

Morales, em resposta aos latifundiários, diz que eles devem aceitar o programa, pois as terras foram roubadas há mais de 500 anos dos índios durante a colonização espanhola, e agora devem ser devolvidas. Mesmo que a cerimônia de sábado tenha doado terras pertencentes ao governo, o presidente garante que áreas improdutivas serão desapropriadas para cumprir as metas estabelecidas pelo programa de Reforma Agrária – que prevê que 20% do território boliviano nos próximos cinco anos sejam destinados aos camponeses indígenas.