No Paraná, 58 oficinas e seminários discutem a produção agroecológica

A 5ª Jornada de Agroecologia teve início ontem em Cascavel (PR) com uma grande marcha até a praça da catedral. A atividade, que termina no sábado (10/06) tem 58 oficinas e seminários apresentados por assentados da Reforma Agrária, técnicos e entidades vinculadas à agricultura familiar sem agrotóxicos. As oficinas e seminários são realizados hoje e 9 de junho em todos os espaços do Centro de Convenções, sede do evento.

As oficinas vão demonstrar as experiências concretas na área de agroecologia espalhadas pelo Paraná. Para os organizadores, a realização das oficinas é um elemento estrutural na matriz agroecológica, além de representar a construção de um projeto alternativo frente ao agronegócio.

Entre as experiências a serem apresentadas para os mais de cinco mil participantes estão “a agrofloresta como projeto político-pedagógico na Escola Rural e Municipal Chico Mendes”, proposta por assentados do assentamento Pontal do Tigre, em Querência do Norte; “alternativas de tratamento ecológico de dejetos humanos”, com representantes do assentamento Contestado, na Lapa; “controle biológico de pragas” e “concepção da rede de pesquisa em agroecologia”, com os técnicos do Ceagro (Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia) e “experiência em produção cooperativada”, proposta pela Copavi (Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória).

Também são temas de palestras e seminários a produção de sementes crioulas, a educação no campo, energias renováveis, mandala na produção de alimentos, óleo vegetal extraído a frio, plantas medicinais, pastoreio racional voisin e sanidade animal.