Agricultor conserva 95 variedades de sementes

O agricultor Cedeni Luiz Biff, conhecido como Nicão, talvez nem tenha se dado conta de que foi um dos símbolos da 5ª Jornada de Agroecologia, realizada de 7 a 10 de junho, em Cascavel (PR) com o tema “Construindo o Projeto Popular e Soberano para Agricultura”. Nicão conserva com ele 95 variedades de sementes, 20 delas somente de feijão, resultado do trabalho e das combinações promovidas pelo agricultor, talvez o melhor exemplo de um “cientista do povo”, como se comentava no evento.

Nicão conta que conseguiu as primeiras sementes ainda na 1ª Jornada de Agroecologia e logo desenvolveu outras para compartilhar com os companheiros. “É um gosto, um esporte, uma paixão. Tenho até dó de comer elas. Gosto de produzir e distribuí-las para não perder as espécies”, afirma o agricultor, integrante da Brigada Salvador Allende. O Sem Terra mora no assentamento Sétimo Garibaldi, em Terra Rica, região noroeste do estado. Ele afirma que há dois anos transformou totalmente a produção do seu lote em agroecológica porque não agüentava mais a destruição da natureza.

O assentado também produz adubo verde, feijão de várias variedades, fava, milho, alho, cebolas, verduras e sementes de árvores, como o Pau Brasil.

Para garantir o ritual da conversação das sementes, a cada ano Nicão planta uma parte de cada variedade. Segundo ele a idéia é produzir e distribuir aos agricultores. “A semente é o princípio da vida e da agroecologia. Sem elas vamos depender das empresas e ser manipulados por elas. Por isso, temos que resgatar as variedades que os nossos antepassados cultivavam”, concluir.

Nicão conta que os agricultores do assentamento estão estudando a possibilidade de começar a produzir sementes para a rede de sementes agroecológicas de hortalíças BioNatur, localizada no Rio Grande do Sul e coordenada pela Cooperal (Cooperativa Regional Agricultores Assentados Ltda).