Campanha nacionbal pela anulação da venda da Vale é lançada hoje

Representantes de movimentos sociais, políticos, artistas e intelectuais se reunirão nesta tarde (14/08), às 18h30, na praça ao lado do Teatro João Caetano, no centro do Rio de Janeiro, para lançar a Campanha Nacional pela Anulação da Privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O ato terá ainda um show gratuito de artistas que apóiam a causa.

Já confirmaram presença o arquiteto Oscar Niemeyer, o governador do Paraná, Roberto Requião, os atores Marcos Winter e Letícia Sabatela e ainda os cantores Beth Carvalho, Noca da Portela, Bnegão e outros.

A Companhia Vale do Rio Doce foi vendida em 1997 sob fortes protestos da sociedade brasileira por apenas 3,4 bilhões de reais, enquanto especialistas estimam que o valor real da empresa em 1997 ultrapassava 1 trilhão de reais. Só no primeiro semestre deste ano, a companhia anunciou lucro de 6,1 bilhões de reais.

Junto com a companhia, foram vendidas, bem abaixo do preço de mercado, jazidas minerais e a infra-estrutura portuária e ferroviária construídas com dinheiro público entre as décadas de 1940 e 1960.

Cerca de 60 ações judiciais foram movidas desde o leilão da Vale pedindo a anulação da venda. Há denúncias sobre as empresas que avaliaram a CVRD, sobre o processo de licitação promovido junto ao BNDES, sobre jazidas exploradas pela Vale que não entraram no edital da venda.

Em 20 de outubro de 2005, o Tribunal Regional Federal de Brasília reabriu o processo aberto a partir de uma Ação Popular que pede a anulação do leilão.

Com o lançamento da campanha, começam a funcionar comitês nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraná e Santa Catarina, com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Público.

Data: 14/09/06
Hora: 18h30
Local: Praça do Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, s/n°