Via Campesina participa de missão de solidariedade no Líbano

Entre os dias 12 e 16 de agosto, dois representantes da Via Campesina participam de uma missão de solidariedade no Líbano. Organizada em resposta aos chamados de várias organizações libanesas, a equipe foi constituída por 12 integrantes de movimentos sociais, entidades de defesa dos directos humanos e parlamentares.

A missão faz um pedido de cessar-fogo imediato e pretende transmitir uma mensagem de solidariedade para as populações libanesas. Seus representantes visitarão as zonas afetadas pela guerra para recolher testemunhos e informações. Além disso, os delegados vão se reunir com organizações da sociedade civil, partidos políticos e autoridades libanesas.

A Via Campesina é representada por por Kari Kobberoed Brustad, integrante do Sindicato de Agricultores da Noruega e Gérard Durand, da Confederação Francesa de Agricultores. “Defendemos a soberania alimentar em todo o mundo, o que implica no acesso à terra, água, aos meios de produção e aos serviços públicos adequados. A guerra produz a destruição de tudo isso durante muitos anos”, divulgou, em nota, a Via Campesina, entidade que representa milhões de pequenos agricultores, camponeses sem terra, mulheres do campo, populações indígenas e trabalhadores rurais em todo o mundo.

“Essa trágica guerra que já deixou centenas de vítimas civis e matou agricultores em seus campos, tem ferido milhares de pessoas e produziu um milhão de exilados. A situação é inaceitável e esperamos que essa missão de paz contribua para por um fim nessa situação desumana o mais rápido possível”, afirmaram os representantes da Via Campesina.