Polícia ameaça Sem Terra em ocupação em Americana (SP)

Cerca de 100 famílias ligadas ao MST ocuparam na madrugada de hoje uma área pertencente ao Estado de São Paulo na região de Americana (SP). Mesmo sem mandado judicial, a Polícia Militar cercou a área e ameaça os Sem Terra com a possibilidade de um despejo.

A tropa fechou a estrada e impede o acesso até da imprensa. Segundo o comandante da operação, a reintegração será realizada a serviço da Usina Esther. Há muitas crianças presentes na área.

Histórico

O local foi resgatado pelo Estado em 1977 por conta de dívidas do proprietário com o INSS. Posteriormente, a área foi divida entre o governo federal, governo do estado de São Paulo e a prefeitura de Americana. A parte que pertence ao governo federal já foi desapropriada e hoje abriga o pré-assentamento Milton Santos. A parte da prefeitura foi utilizada para um projeto de reflorestamento, enquanto a que pertence ao estado de São Paulo está sendo irregularmente utilizada pela Usina Esther para plantar cana.

Os Sem Terra que ocupam hoje a parte da fazenda que pertence ao estado não poderão ser assentados no Milton Santos, pois a área é pequena e não comporta todas as famílias.

Em audiência com a secretaria de justiça de São Paulo, o MST reivindicou a vistoria da área, já realizada pelo Instituto de Terras de São Paulo (Itesp). A Procuradoria Geral do Estado inclusive já considera este espaço como destinado à Reforma Agrária.