Jaime Amorim será libertado hoje

O Superior Tribunal de Justiça, através do ministro Nilson Naves, concedeu a liminar de habeas corpus para o integrante da coordenação nacional MST, Jaime Amorim. Preso no COTEL, em Pernambuco, desde o último dia 21, Amorim deve ser solto ainda hoje.

Para os advogados do Sem Terra, os argumentos utilizados para mantê-lo preso eram ilegais. Amorim foi detido quando saía do enterro de Josias de Barros Ferreira, integrante da coordenação estadual do Movimento, e seguia para o enterro de Samuel Matias Barbosa, também da coordenação, em Vitória de Santo Antão (PE).

“O decreto de prisão foi baseado em uma premissa falsa de que ele não tem endereço fixo. Isso é mentira. Jaime Amorim tem endereço fixo, mora em Caruaru. A Justiça, no momento do inquérito em que apura um protesto pacífico e legítimo na Embaixada dos Estados Unidos, não tomou nenhuma providência para localizar o endereço, sendo que ele é uma pessoa conhecida nacional e internacionalmente. O juiz da quinta vara resolveu decretar sua prisão sob esse argumento e afirmou ainda que ele colocaria em risco a ordem pública”, disse Patrick Mariano Gomes, advogado do Sem Terra.

A repressão e a violação aos direitos humanos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais cresceram assustadoramente no estado. Além da prisão de Amorim e dos assassinatos de dois Sem Terra – que ainda não foram investigados – mais dois trabalhadores rurais foram detidos na semana passada.