Entidades maranhenses discutem anulação do leilão da Vale do Rio Doce

Durante os dias 01 e 02 de setembro foi realizado em São Luiz (MA) o Seminário Estadual pela Anulação do leilão da Companhia Vale do Rio Doce, com o tema “O minério é nosso e a Vale é do povo brasileiro”.

O seminário que foi realizado pelo MST, CPT (Comissão Pastoral da Terra), CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Sindicato dos Bancários do Maranhão. Outras organizações e entidades também estavam presentes. A criação do comitê, a função da companhia e os danos que ela vem causando às comunidades foram alguns dos temas discutidos.

No estado, a população é afetada pelas ferrovias e serviços tercerizados que promovem grandes plantios de eucaliptos para produção de carvão vegetal. A matéria-prima é a mata nativa, que vai parar nas carvoarias e de lá, para as siderúrgicas do Maranhão e do Pará.

Com a criação do comitê, o Maranhão também entra na articulação nacional pela reestatização da empresa, onde já participam estado de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Pará.

No próximo dia 18 de setembro, as entidades e organizações maranhenses voltam a se reunir para planejar as ações.