Mais de 40 trabalhadores são libertados da escravidão no MA

Às vésperas da II Conferência Interparticipativa sobre Trabalho Escravo e Super-Exploração em Fazendas e Carvoarias no Brasil, a unidade móvel da Delegacia Regional do Trabalho, junto com a Polícia Federal, resgatou 44 trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão.

Parte do grupo foi encontrada no dia 10/11. Eles estavam na Fazenda do Prefeito de Davinópilis (MA), Francisco Pereira Lima. A área é grilada e fica dentro da Reserva Biológica (REBIO) do Gurupi, um dos últimos locais remanescentes da Floresta Amazônica no Maranhão.

A maioria dos trabalhadores é de Açailândia. A unidade local da DRT fará hoje o pagamento de salários e ajuste de indenizações por parte dos fazendeiros. A unidade continuará sua atividade na região até o fim do mês de novembro.

Encontro

A II Conferência Interparticipativa sobre Trabalho Escravo e Super-Exploração em Fazendas e Carvoarias no Brasil começou hoje. O evento é realizado pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (MA), pelo Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Escravo no Maranhão e pela Comissão Pastoral da Terra, com parceria de várias outras entidades.

O encontro, que vai sábado (18/11), conta com presenças importantes da esfera governamental e não-governamental, além de pesquisadores e debatedores do tema.