No Maranhão, conferência debate alternativas para abolir a escravidão no país

Começa hoje a II Conferência Interparticipativa sobre Trabalho Escravo e Super-Exploração em Fazendas e Carvoarias no Brasil. O evento é realizado pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia (MA), pelo Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Escravo no Maranhão e pela Comissão Pastoral da Terra, com parceria de várias outras entidades.

O encontro, que vai sábado (18/11), conta com presenças importantes da esfera governamental e não-governamental, além de pesquisadores e debatedores do tema. Na abertura, o professor Plínio de Arruda Sampaio faz uma palestra sobre a relação entre a situação do campo, políticas de Estado, modelo de desenvolvimento e persistência da escravidão.

Também serão debatidas novas propostas para avançar a luta pela erradicação do trabalho escravo no Brasil. Para isso, serão organizados grupos de trabalho que trocarão experiências e discutirão projetos inovadores.

Ao final do encontro será lançada a “Carta de Açailândia”, que apresentará as propostas da conferência para a sociedade.