Famílias comemoram conquista da terra no RS

Nesta semana, 275 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais comemoram a conquista da terra no Rio Grande do Sul. Os Sem Terra serão assentados nos municípios de Itacurubi e Jóia, na região das Missões.

No município de Jóia, a Granja da Saúde será destinada para 85 famílias de agricultores. Na quinta-feira (14/12), um ato com a presença do prefeito Vilmar Hernandez, representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e autoridades da região marcará o assentamento das famílias.

Em Itacurubi, a Fazenda Santo Antônio se transformará num assentamento para 190 famílias. Um ato de recepção das famílias acontece nesta sexta-feira (15/12), às 14h00, com a presença do prefeito Marco Augusto Cardoso e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Metas

O MST comemora a medida, mas lembra que o compromisso do Incra é de assentar 1070 famílias ainda este ano. Com estas duas novas áreas, o Incra assentou, em 2006, apenas 373 famílias no RS. Há o compromisso de serem liberadas outras seis áreas, em cinco municípios do estado, beneficiando mais 240 famílias.

“Estas áreas foram anunciadas pelo Incra no início do ano, mas só agora estão sendo liberadas. Queremos que o Incra agilize o processo de Reforma Agrária, cumprindo o compromisso público de desapropriar a Cabanha Dragão, em Eldorado do Sul, e a Fazenda Guerra, de Coqueiros do Sul”, afirma Mauro Cibulski, da coordenação estadual do MST. O Movimento também defende a desapropriação da Fazenda Souhtall, de São Gabriel. Com estas três áreas, mais de mil famílias poderiam ser assentadas.