Brasil possui terceiro maior crescimento do mundo em cultivos de transgênicos

Por Gisele Barbieri
Agência Notícias do Planalto

O Brasil registrou o terceiro maior crescimento do mundo no ano passado com relação à área de plantações de organismos geneticamente modificados, os transgênicos. Ao todo, são 11,5 milhões de hectares com transgênicos, o equivalente à área de mais de 11 milhões de campos de futebol. As informações são da Organização Não-Governamental (ONG) Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (Isaaa).

Em 2005, quando a comercialização deste tipo de plantio completou dez anos, 8,5 milhões de agricultores de 21 países cultivaram mais de 400 milhões de hectares com transgênicos. Atualmente cinco países são responsáveis por aproximadamente 95% de hectares de toda área do planeta destinada a transgênicos, segundo a ONG. O Brasil perde apenas para os Estados Unidos e Argentina no ranking de crescimento da área plantada com transgênicos. A soja é produto mais plantado pelos países ocupando 60% do total de áreas plantadas no mundo.

O cultivo de sementes geneticamente modificadas de soja no Brasil começou pelo Rio Grande do Sul, mas estima-se que ela já esteja presente em dez estados. Este tipo de plantio traz prejuízos ambientais também causados pela grande quantidade de herbicida utilizado para manter estas plantações, além de forçar o agricultor a pagar às empresas de biotecnologia taxas pelo uso da semente geneticamente modificada, os chamados “royalties”.