Mulheres ocupam prefeitura de Aliança, em Pernambuco

Dando início as manifestações que vão marcar a semana da mulher, cerca de duzentas trabalhadoras rurais da Zona da Mata Norte de Pernambuco, ocuparam, na manhã de hoje, dia 5, a prefeitura de Aliança, a 48 quilômetros do Recife. A ocupação, que tem como objetivo protestar contra as péssimas condições de saúde e educação nos assentamentos da zona rural da cidade, permanece até o momento.

As trabalhadoras rurais, em sua grande maioria ligada a Via Campesina MST e CPT) e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aliança, estão aguardando a chegada do prefeito para serem atendidas. A proposta do prefeito Carlos Freitas de ser formada uma comissão das mulheres para
dialogar com a prefeitura não foi acatada pelas trabalhadoras, que mantiveram a posição de realizar uma grande plenária na Câmara de Vereadores da cidade.

Na pauta das trabalhadoras estão reivindicações por maior acompanhamento das/os Agentes de Saúde nas áreas, pela chegada de núcleos móveis de atendimento em saúde nos assentamentos, pela garantia de transporte escolar para as crianças da zona rural e pela construção de escolas nas áreas não assistidas pelas atuais escolas municipais.