Pequenos agricultores fazem mobilização nesta sexta no RS

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realiza mobilizações no interior do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 23. As lutas fazem parte de uma jornada do MPA em todo o Brasil. Na pauta, reivindicações ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

Em relação ao governo estadual, a principal pauta de reivindicação será o fim da cobrança de ICMS para as residências rurais que consomem até 100 kw por mês. A medida isenta os grandes fazendeiros e afeta principalmente os pequenos agricultores gaúchos. O MPA pede ainda o fortalecimento da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), ameaçada de privatização; e a retomada do programa Mais Alimento, com financiamentos do Banrisul e da Caixa RS.

O MPA ainda exige o fim da exploração contra os fumicultores gaúchos e exige o cumprimento da legislação ambiental, com a proibição dos plantios de eucalipto e pínus no Estado. O movimento também pretende pautar com a governadora Yeda a questão dos projetos de irrigação, vistos com preocupação pelo MPA.

Na pauta de reivindicações ao Governo Federal, o MPA defende o alongamento e a renegociação das dívidas acumuladas nos últimos 18 anos; um crédito de reestruturação da agricultura camponesa; o fortalecimento dos programas de habitação rural; garantia de preço e comercialização para a produção; seguro agrícola e manutenção dos direitos previdenciários para os trabalhadores rurais.

A coordenação estadual do MPA dará uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta, às 10h, na secretaria da Via Campesina (Av. Farrapos, 88, 2ºandar).

Fonte: Assessoria do MPA